terça-feira, 31 de maio de 2011

Tire as suas dúvidas - Lista dos Presentes de Casamento

Chegou uma das horas mais divertidas do preparativo, a lista de presentes de casamento. Aqui é muito comum este hábito, e fácil também não é? Os noivos indicam o que querem ganhar e os convidados não erram. Mas, nisto tudo existe um problema, o de colocar as pessoas em situações um tanto constrangedoras.
Vamos listar mais um tira-dúvidas para você evitar saias-justas, e todas as etapas, passo a passo, desde a escolha da loja até a hora de agradecer os presentes. Divirta-se:

- Qual o tamanho ideal para uma lista de presentes (casamento)?
Não, não existe um padrão. Porém, vale uma dica, quanto maior o número de opções, maior serão opções de valores, portanto, melhor para os convidados.

- Em quantas lojas deixar uma lista de presentes?
Os noivos, na maioria acreditam que 1 loja já é suficiente, ainda mais com os recursos que a internet disponibiliza, compras on-line, enfim. Porém, o ideal mesmo são em 3 lojas, e em bairros distintos. Lembre-se que nem todos os convidados têm acesso a internet, e os mais velhos, na sua maioria, são muito tradicionais, ou seja, vão até a loja, 2, 3, 4 vezes até a escolha do presente final. Outra dica é de que uma lista seja de eletrodomésticos e outras duas de presentes em geral.

- Pode colocar no convite um cartão de onde estão as listas de presentes?
Este assunto tem muitas controvérsias. O seu cerimonial orienta uma coisa, a mãe orienta a outra, os avós orientam outra, enfim, é um assunto delicado e com muitas opiniões. Mas, segundo especialistas de etiqueta, é feio fazer isso. Presente é considerado um gesto voluntário, portanto depende de cada convidado querer dar ou não. Além disso, muitas pessoas não gostam de dar presentes encomendados. Sendo imposta a lista no convite inibe de as pessoas derem aquilo que tem vontade, como por exemplo, objetos pessoais, de família, etc. Mas veja, não é uma regra. Converse bem com o seu Cerimonial e cheguem a um consenso juntos.

- Pode escolher a marca do presente?
Sim, não há problema algum.

- O que pode ir na lista e o que não pode?
Pode: tudo o que está à venda na loja.
Não pode: presentes íntimos e que não dizem respeito a montagem de uma casa nova.

- Se eu trocar algo repetido, devo avisar quem deu o presente?
O correto é dar uma explicação. Explique ao convidado que você recebeu peças repetida e também deixe bem explicado por qual objeto o presente dele foi trocado. Evite caras feias mais tarde.

- Qual a melhor forma de agradecer os presentes de casamento?
Recomendamos por cartão, pelo menos 2 meses depois do casamento. Você pode encontrar em livrarias estes cartões. Quando for escrever especifique o presente que recebeu, assine você e o noivo.

- Lua-de-mel de presente?
Sim, uma ótima opção.

Fonte: http://www.sounoiva.com.br/index.php/dicas/lista-dos-presentes-de-casamento.htm

2 comentários:

Bru e Lê disse...

Olá, estou organizando meu casamento a 2000km de distância e estou com muita dificuldade a respeito da lista pq como vc disse algumas pessoas ñ tem acesso ou costume de comprar pela net mas ñ vou morar na cidade onde vou me casar, eu preferiria receber os presentes em dinheiro, mas é feio pedir isso rsss, então estou preferindo fazer a lista pela net (pq ñ tem como deixar a lista em lojas da cidade pq só vou pra lá 1 semana antes do casamento então não teria como escolher os presentes na loja.
Queria saber se devo colocar alguma explicação junto com a lista, pq ñ vou entregar os convites pessoalmente 99% vai pelo correio ou
pela minha sogra.
Obrigada
@bruonline

Freitas disse...

Eu também tenho um dilema neste caso.
Meu noivo é de outro Estado, eu sou de SP e ele de MG.
Tenho que deixar uma lista em cada cidade? Ou vale fazer a lista apenas na minha cidade e disponibilizar na net?
Outra dúvida é se fica feio por as 3 lojas em um único tag para ir junto dos convites? Pq eu particulamente não acho legal ir 3 convites rs.
Se puderem ajudar eu agradeço.
Abraços

Kelly

Postar um comentário