segunda-feira, 29 de junho de 2009

Quem casa quer casa



http://msn.bolsademulher.com/familia/materia/quem_casa_quer_casa/33002/1

Está chegando o grande dia e, em breve, sua vida vai mudar. Para grande parte das pessoas, casamento é sinônimo de casa nova. Começar praticamente do zero e ter que montar um espaço legal, com coisas úteis e que agradem ao casal é uma tarefa difícil e que requer tempo, dinheiro, paciência e organização. Que o diga a recém-casada Tatiana Amaral, de 28 anos: "Quando dei por mim, já estava com os pés no altar e ainda faltava quase metade das coisas de casa para completar. Se pudesse voltar atrás, teria evitado muita preocupação", afirma.

A advogada Nanda Lorens, de 26 anos, ficou noiva em dezembro e o casamento será em julho deste ano. Ou seja, ela e o noivo estão tendo apenas sete meses para preparar o novo apartamento no Rio de Janeiro (eles moram em Salvador) e o enxoval. Por causa do pouco tempo que teria, Nanda não sabia por onde começar. "Minha escolha se deu, basicamente, em comprar aquilo que eu achava em promoção, ou algo que me chamasse atenção pela beleza, por ser diferente. Mas se eu tivesse mais tempo, com certeza estabeleceria etapas, comprando primeiro itens de cozinha, depois cama, mesa e banho, sucessivamente", diz.

Os produtos devem ser escolhidos de acordo com o modo de vida de cada um, tamanho da casa e decoração

Atualmente, além de bonito, o enxoval deve ser prático, adequado ao estilo de vida do casal e à decoração escolhida para a nova casa. A antecedência nas compras é importante, especialmente quando você está fazendo quase tudo sozinha, como é o caso de Nanda. No entanto, também não é bom que se compre tudo antes de ter a casa mobiliada. "Para que a montagem do enxoval seja uma tarefa tranqüila e prazerosa, deve-se começar o planejamento de três a quatro meses antes do casamento e não exagerar na quantidade de peças. Quando se faz o enxoval com muita antecedência e com muitas peças, corre-se o risco de ele ficar desatualizado ou não combinar com a decoração da casa", explica Wilma Tavares, diretora da loja especializada Marlene Enxovais, em São Paulo.

Vai uma mãozinha aí?

Se você não está contando com nenhuma ajuda extra, tem um dia-a-dia corrido e não faz idéia de como resolver tudo, a organização torna-se ainda mais preciosa. Pensando nisso, cada vez mais têm surgido empresas que se ocupam desses detalhes. A Do It!, por exemplo, presta serviços de assessoria pessoal para pessoas que não têm tempo de se preocupar ou precisam de soluções rápidas e práticas na hora de mudar, reformar e decorar imóveis, programar viagens e até preparar o enxoval. "Para facilitar a vida, é importante haver organização e planejamento. Um casamento inclui muitos detalhes que se não forem muito bem planejados, listados e organizados acabam se perdendo ao longo do caminho. A Do It! dá todo o suporte desde a preparação da lista do que os noivos devem ter até a consultoria na hora da compra de cada peça", explica Andrea Carvalho, criadora do serviço.

Segundo Andrea, há muitas dúvidas que rondam a cabeça das noivas, principalmente, que se preocupam em cuidar de cada detalhe e fazer a melhor escolha. "Qual aparelho de jantar devo escolher? Quantas peças? Quais os copos indicados para o quê? Estas coisas podem ser muito caras e hoje em dia tem vários produtos no mercado. Por isso, é preciso ter em mente o que estamos procurando e qual a necessidade do casal, para ter certeza que estamos escolhendo coisas que vão ser usadas", observa. "Os produtos devem ser escolhidos de acordo com o modo de vida de cada um, tamanho da casa e decoração", complementa Wilma Tavares, da Marlene Enxovais.

Para aqueles que têm tempo de se organizar, Andrea Carvalho dá algumas dicas essenciais. Em primeiro lugar, é importante ter um perfil do casal: eles costumam receber muitos convidados? São pessoas de mais ou menos cerimônia? Quais são seus hábitos? Quais as perspectivas profissionais de cada cônjuge? Em que tipo de meio estão inseridos e qual a disponibilidade financeira? "A partir daí, você consegue traçar suas necessidades. O vice-presidente de uma empresa multinacional que recebe pessoas de cerimônia em casa tem uma necessidade diferente daquela pessoa que é jovem, trabalha o dia todo e ainda não tem uma carreira profissional de destaque. Não que esta segunda pessoa não possa ter uma louça melhor, copos finos ou uma baixela de prata, mas com certeza tem coisas que ela vai precisar ou preferir mais do que estes itens e priorizar em suas compras", exemplifica.

Definido o perfil do casal, é interessante fazer uma lista por "temas":móveis, presentes de casamento - louças, enfeites, copos - e cama,mesa e banho - toalhas, lençóis, jogos americanos etc. "A melhor maneira de atender às principais necessidades é se preocupar em ter o básico de tudo ou o mínimo necessário em cada área. Não adianta ter um enxoval de cama, mesa e banho supercompleto e não ter pratos para fazer uma refeição. Veja bem o que você tem e o que mais precisa, e, depois, vá complementando com adereços mais sofisticados e menos vitais para o dia-a-dia", sugere Andrea.

Meu noivo ficou responsável por mobiliar nosso apartamento - que já está pronto, com todos os móveis e eletrodomésticos - e eu fiquei com essa parte do enxoval em si

Seguindo a montagem do enxoval, Wilma Tavares reforça que devemos priorizar outros produtos de uso diário como lençol, toalhas de banho, colchas e edredons, por exemplo. "Pode-se, ainda, dependendo da data do casamento, incluir peças temáticas como toalha de mesa para o Natal ou para uma comemoração a dois no Dia dos Namorados", ressalta ela, lembrando que enxoval também é complemento da decoração, e, por isso, o ideal é decidir primeiro como será a casa e depois comprar peças que combinem com cada ambiente. Fazer uma lista ou planilha de itens é outra solução que ajuda a pôr ordem na seleção e nos gastos. Confira aqui os produtos que não podem faltar em sua casa.

Wilma destaca que, na medida do possível, é muito bom escolher as peças junto com o noivo, até mesmo para pautar as decisões respeitando as preferências e o estilo de ambos. Entretanto, como nem sempre isso acontece, dividir as responsabilidades de cada um pode ser positivo para se organizar. "Meu noivo ficou responsável por mobiliar nosso apartamento - que já está pronto, com todos os móveis e eletrodomésticos - e eu fiquei com essa parte do enxoval em si", relata Nanda Lorens.

O que comprar e o que ganhar

Quanto aos presentes dos convidados, Nanda conta que montou sua lista em cima do que já tinha adquirido. "Verifiquei minhas compras e fiz a relação de presentes com base no que ainda estava faltando. Muitas pessoas ao nosso redor (mãe, sogra, tia) ficam dizendo para não comprarmos nada porque vamos ganhar, mas não acho que devemos esperar tudo. Nem sempre os presentes vão corresponder às nossas expectativas", opina. Wilma Tavares enfatiza: "O melhor é seguir a dica de não comprar peças em exagero, para que todos os presentes complementem as necessidades dos noivos".

Outra boa dica é incluir na lista itens que tenham opções de preços diferentes. "Dessa maneira, garante-se que os noivos ganhem ao menos um desses produtos, porque dá para o convidado a opção de quanto quer gastar", esclarece a diretora, que acrescenta que mantas e cobertores são os produtos mais vendidos quando o assunto é presente. Andrea Carvalho recomenda que é de boa educação que se dê ao convidado tempo suficiente para que ele consiga comprar o presente sem problemas. "Você já escolheu o presente que você quer e a loja aonde ele deve ir. Deixe pelo menos que ele faça a compra sem que seja preciso sair correndo", reitera.

Para deixar o trabalho de fazer a lista menos complicado, os noivos também podem optar por um serviço da Marlene Enxovais chamado Lista de Enxoval. "Com a ajuda de consultoras especializadas, os noivos escolhem peças que gostariam de ganhar e na quantidade adequada para começar a nova vida", indica Wilma Tavares.

0 comentários:

Postar um comentário