quinta-feira, 18 de junho de 2009


Alianças: um símbolo do amor sem começo e sem fim

Cada tipo de mão exige um estilo específico para usar esta tradição, que começou com os faraós egípcios, há quase cinco mil anos


Elas fazem parte do ritual do casamento de um jeito tão especial que têm até uma pessoa exclusivamente para carregá-las até o altar. Não é sem razão que as alianças são persoangens tão significativos na cerimônia e exatamente por isso merecem um cuidado ainda mais especial na hora de serem escolhidas. Afinal, elas representam a eternidade do amor que está sendo selado naquele momento – e estarão sempre presentes na vida dos noivos, já que estarão em suas mãos pelo resto da vida.

A primeira questão a ser considerada é que a aliança deve ser escolhida – ou pelo menos ser capaz de agradar – pelos dois noivos, considerando o gosto e o estilo de ambos. Também é possível comprar um par de anéis diferentes (geralmente as noivas usam com uma pedra encrustada), mas elas devem se complementar para que o significado não se perca.

Muito além das tradicionais alianças de ouro amarelo boleadas, atualmente o mercado oferece uma enorme variedade de modelos e materiais que podem atender aos mais diferentes gostos, mas alguns cuidados devem ser tomados para evitar acidentes. Os esportistas, por exemplo, exigem alianças mais finas e arredondadas, que dificilmente vão engalhar. Já quem trabalha com as mãos deve evitar pedras e optar por modelos mais lisos e espessos.

Em todo caso, é preciso considerar que o casal vai usar as alianças por muito tempo e que ela deve continuar agradando ao longo de todo este tempo. Uma idéia para quem quer ter sempre uma aliança nova é bem comum na Europa e pode ser adotada para casais com maior poder aquisitivo: peças lisas que vão recebendo, a cada ano do casamento, um pequeno diamante incrustado. Uma sugestão inovadora.

Para durar, fique de olho no material
A qualidade do material escolhido vai interferir diretamente em outro detalhe que não pode ser esquecido: o orçamento disponível. Estima-se que se gaste com as alianças um valor equivalente a de 2 a 3% do total da festa, mas este investimento pode representar alianças lindas e novas para o resto da vida.
Para ficar de olho no tipo de material usado, toda aliança deve apresentar, na parte interna, duas marcas: uma que indica o fabricante e outra que registra quantos quilates ela tem – quanto maior o número, mais a aliança vai brilhar. E, claro, é sempre importante escolher uma joalheria de confiança e que ofereça certificado de garantia, especialmente das pedras. Quanto a elas, observe o tipo de corte da lapidação, já que é ele que determina o seu brilho.

O tipo de mãos influencia
Quanto ao tipo de mãos, uma aliança bem escolhida pode ajudar a disfarçar defeitinhos ou ter o destaque exato que os noivos querem dar a ela. Mãos grandes, por exemplo, desvalorizam alianças muito finas, enquanto dedos compridos pedem modelos com design diagonal, que dá uma ilusão de largura maior. Da mesma forma, dedos finos ficam bem com alianças mais achatadas, enquanto dedos grossos pedem modelos com cantos arredondados. Quem tem mãos pequenas pode abusar do uso de pedras. Em todos os casos, é importante lembrar que o modelo influencia no peso da peça, que repercute no seu preço.
Como é preciso considerar todas estas questões e mais o gosto e orçamento disponíveis, recomenda-se que os noivos comecem a procurar as alianças com a maior brevidade possível, sendo necessários no mínimo dois meses antes da data da festa. Afinal, eles devem olhar muitas opções, provar os modelos que mais gostam mais de uma vez, comparar preços e ainda ter tempo para mandar gravar seus nomes.

Cuidado com mãos inchadas!
Na hora da prova das alianças, deve-se prever o inchaço natural do corpo em alguns horários do dia e até em certos períodos do ano. Para as mulheres, de forma especial, é preciso considerar que as mãos incham na gravidez. Por isso, comprar um tamanho muito justo pode se transformar em um problema.
Mesmo assim, existe um certo padrão na grossura dos dedos e ele pode ser verificado com um trabalho simples: enrole-o com um barbante, marque a medida da circunferência e meça com uma régua. Cada medida corresponde a uma numeração diferente, conforme a tabela abaixo.

5,00 cm = 10
5,20 cm = 12
5,40 cm = 14
5,60 cm = 16
5,80 cm = 18
6,00 cm = 20
6,20 cm = 22
6,40 cm = 24
6,60 cm = 26
6,80 cm = 28
7,00 cm = 30
7,20 cm = 32
7,40 cm = 34
7,60 cm = 36
7,80 cm = 38
8,00 cm = 40

Faraós: um símbolo da promessa
A idéia de que círculo é uma forma geométrica que não tem começo nem fim foi a inspiração perfeita dos Faraós do Antigo Egito, que há cerca de 5 mil anos, queriam criar um símbolo de eternidade: O objeto seria usado para demonstrar uma promessa pública de honrar o contrato de casamento. De lá para cá, nos modernos anos 2000, o sinal da aliança estabelecida pelos noivos nunca perdeu seu significado de unidade perfeita, assim como o Sol, a Terra, o Universo.
A tradição, no entanto, só se firmou com os romanos, que usavam alianças de ferro, tendo o ouro como matéria prima só na Idade Média, quando também foram introduzidas pedras preciosas, especialmente o rubi e a safira, mas com preferência para o diamante. Elas passaram a ser usadas antes do casamento com a instituição do período de noivado pelo Papa Inocente III, no século 13.


0 comentários:

Postar um comentário