terça-feira, 16 de junho de 2009



Tecnologia invade as festas de casamento

Equipamentos ajudam a criar um clima inovador e, de quebra, ainda garantem interação entre convidados e noivos
Aline Oliveira

http://www.noivaspb.com.br/materias.php?codigo=49&&pageNum_materias2=0

Nem só de flores, rendas e cristais é feito o vocabulário de uma noiva do século XXI. Com o constante crescimento do porte das festas de casamento observado atualmente, a preocupação e os cuidados de noivos e noivas acaba tendo que se voltar para um mundo absolutamente novo para a maioria, cheio de siglas e nomes ainda não traduzidos para o bom português, sempre referências ao que está saindo dos laboratórios e ganhando o mundo das festas. Afinal, o que seria de uma boa festa moderna se não fosse a participação pra lá de especial dos detalhes tecnológicos?

E antes de torcer o nariz para esta informação, é bom ficar antenado no que está rolando nas recepções e cerimônias mais sofisticadas da atualidade. Foi o que fez a administradora Kalina Miranda, com casamento marcado para outubro próximo, que assim que marcou a data da sua festa, começou a prestar atenção no que está acontecendo por aí. “Eu comecei meio sem entender, mas depois de conversar com alguns profissionais e perceber o que é que eu realmente queria, agora já sei o nome de todos os equipamentos”, conta entre risos.

Novidade não falta. Para se juntar às câmeras fotográficas e de vídeo, por exemplo, já estão com seu espaço garantido os telões de diversos tipos e TVs de LCD, que ajudam a levar para todos os cantos da festa os detalhes que os convidados não querem perder. Transmissão ao vivo com qualidade digital. Espalhados em locais estratégicos, estes equipamento há tempos deixaram de ser um detalhe subutilizado e têm ganhado cada vez mais funções para garantir a diversão no grande dia do casal. Assim, ele se transforma numa espécie de link entre os diversos ambientes do evento.

Uma das vantagens do LCD sobre os telões é a questão da definição da imagem, já que trata-se de um monitor de verdade e não uma projeção – apesar de que os equipamentos projetores estão ficando cada vez melhores e oferecendo uma solução muitas vezes mais barata que as TVs. Mas para quem quer garantir charme e sofisticação, a onda é mesmo o LCD, já que o equipamento exige pouco espaço e pode ser posicionado em suportes na parede. É o luxo que já invadiu as festinhas bacanas da Paraíba.

E os equipamentos de vídeo são um aliado para outra inovação do ramo do entretenimento: os VJs, que trabalham com a imagem assim como o DJ trabalha com o som. Eles mixam vídeos feitos na própria festa com fotos dos noivos e outras imagens, criando video clips exclusivos para o evento – tudo, quase sempre, produzido ali mesmo, no meio da festa. É tudo isso que faz a festa do futuro – mas que já está acontecendo nos salões de festa da Paraíba.

Iluminação eficiente e fria
Bom, mas mesmo o LCD já tem um concorrente de peso chegando ao mercado paraibano: o Led, um tipo de iluminação criada nos laboratórios para reduzir o consumo de energia, mas que, por seu efeito, também tem garantido bons resultados para quem está procurando novidade para sua festa. Ele permite a mudança de cor na iluminação sem a necessidade de usar as boas, velhas e já conhecidas gelatinas, que são adicionadas à iluminação tradicional. Assim, o efeito fica mais natural e menos mecânico. Além disso, o Led não produz o calor das lâmpadas normais, o que deixa o ambiente bem mais confortável.
No ramo de iluminação também já está disponível para festas paraibanas um equipamento que permite a personalização do jogo de luz com desenhos especiais e até os nomes dos donos da festa projetados no chão, na parede e até no teto. A novidade, que atende pelo nome de move, trabalha com lentes personalizáveis – que ainda não são tão baratas, mas estão em cada vez mais festas da cidade.
Para gerenciar todas estas novidades, as mesas de som e de luz agora são digitais e ocupam bem menos espaço, garantindo resultados mais adequados ao tipo de evento. Há dez anos elas começaram a substituir as mesas antigas e agora já são maioria em eventos de porte.

Chuva de detalhes
E não se pode esquece da chuva de papel picado, que entrou há tempos na moda, continua firme e forte, oferecendo cada vez mais cores para garantir uma explosão de alegria para momentos especiais da festa – a chegada dos noivos, a valsa, o brinde... Mesmo com o advento da bolinha de sabão, um equipamento que garante um visual romântico à festa, o papel picado continua sendo um acessório quase indispensável. Os equipamentos novos são mais silenciosos e garantem chuvas cada vez mais “vaporizadas” de papel que reflete a luz e dá um brilho todo especial ao evento.

0 comentários:

Postar um comentário