terça-feira, 2 de junho de 2009

TPN: tensão pré-nupcial

TPN: tensão pré-nupcial

Tão grande quanto a emoção do casamento, só o estresse que o antecede

Por Mônica Vitória

http://msn.bolsademulher.com/estilo/materia/tpn_tensao_pre-nupcial/31131/1

Arruma o vestido, chama os convidados, confere os detalhes da festa, decide a maquiagem e o cabelo... Ufa! Os preparativos de um casamento são tantos que as pessoas envolvidas neste evento tão importante perdem o fôlego. E quanto mais o grande dia vai se aproximando, maiores ficam a ansiedade e o nervosismo. Noiva com crises de choro, noivo estressado, famílias preocupadas... Está todo mundo louco? Não, é a inevitável TPN - Tensão Pré-Nupcial - que tomou conta de todos.

Guilherme Bernardes está sentindo na pele o que é a TPN. A pouco mais de uma semana para o casório, ele confessa que a proximidade da data está deixando não só a noiva descontrolada, mas ele próprio também. "Estou tão nervoso que já entreguei convite trocado, e engordei 15 quilos desde janeiro. O terno não cabe mais!", conta. Segundo Guilherme, o estresse está tão grande que, se o casamento não estivesse marcado, o casal talvez tivesse rompido. "Deve ter quase um mês que não damos um beijo 'daqueles'. Estou correndo atrás de um monte de coisas e quase não sobra tempo para ficarmos juntos. Quando ficamos, é só de casamento que se fala. E ela quer que eu faça tudo e ainda dê atenção. Não vejo a hora de chegar a lua-de-mel", desabafa, referindo-se à noiva, Flaviane Viana, de 23 anos.

Fazer o vestido é uma grande responsabilidade, mais até do que comprar enxoval, apartamento, carro etc. Esses itens você pode trocar, comprar outro... Mas o vestido, não. Se a noiva não se sentir maravilhosa, será um fracasso

Manuela Dantas, de 29 anos, acabou de passar por essa experiência. Casada há pouco mais de um mês, ela lembra o estresse que sofreu nos meses anteriores à cerimônia. "Tive alguns problemas com os preparativos, principalmente porque nos precipitamos muito na escolha da data e demoramos para contactar as pessoas. Isso desgastou a família inteira. Várias vezes pensei que nada ia dar certo", relata. Mas, mesmo quando tudo parecia estar bem, Manuela não continha a TPN. "Eu tinha altas crises. Ficava impaciente, nervosa, sensível. A ansiedade era tanta que acabei com minhas unhas e cheguei até a ter ataques alérgicos. Na véspera do casamento, descobri que estava com anemia. Mas nada substitui a emoção do momento em que se sobe ao altar, principalmente para quem cresce pensando neste dia. Aí, tudo muda", comenta.

Segundo a psicóloga Karen Camargo, que já acompanhou de perto muitas noivas alteradas, apesar de a TPN acabar sendo "transferida" para as pessoas diretamente envolvidas no evento, é mesmo a mulher quem mais manifesta essas emoções. "Para as mulheres, a expectativa sobre este grande dia é enorme. Praticamente um ano antes se iniciam os preparativos, planeja-se para que tudo saia perfeito. Esta expectativa é desgastante, pois, além de muitos detalhes, a realização deste sonho deve ser a mais completa possível", afirma. Somado a isso, há o fato de o casal tornar-se, a partir do casamento, independente. A saída da casa dos pais e o início de diversas responsabilidades causam ansiedade e angústia para a nova família que se forma.

Lá vem a noiva...

Karen observa que, na maioria das vezes, enquanto o noivo se preocupa mais com a parte financeira do casamento, a noiva costuma lutar para que a realidade seja a mais próxima possível do que ela sonhou. "Se ela imaginar que, no seu casamento perfeito, as rosas devem ser brancas, vai tentar ao máximo realizar isso. Em geral, a mulher se ocupa com os detalhes e com a beleza, e o homem pensa em como pagar tudo isso. É aquela velha história de emoção versus razão", analisa a psicóloga, afirmando que, às vezes, é preciso contar com uma ajudinha extra para não deixar o estresse prejudicar o dia-a-dia da noiva ou do noivo. "Os conflitos familiares quase sempre estão presentes e o auxílio de um profissional pode ajudá-los a enfrentar a fase com mais tranqüilidade", garante.

A estilista Stela Fischer faz vestidos de noiva há cerca de 20 anos e está habituada a fazer o papel de "psicóloga" de suas clientes. Ela destaca que, de todos os elementos presentes no dia do casamento, é justamente o vestido o que mais preocupa as mulheres. "É um dia especial para elas e a expectativa em cima do vestido de noiva é fortíssima. É como se a cerimônia fosse um show e a noiva, a estrela principal. Fazer o vestido é uma grande responsabilidade, mais até do que comprar enxoval, apartamento, carro etc. Esses itens você pode trocar, comprar outro... Mas o vestido, não. Se a noiva não se sentir maravilhosa, será um fracasso - e sem possibilidade de substituição", avalia Stela. A estilista diz que a ansiedade é ainda maior porque o vestido costuma ficar pronto apenas na semana do casamento. "A noiva não consegue visualizar bem como ficará com a roupa até a hora em que veste. O êxtase ao provar o vestido é tão intenso que muitas mulheres se emocionam e choram, pois começam a se ver como noivas de fato", revela.

Stela recorda o caso de uma noiva que chegou a seu ateliê a três dias do casamento, pedindo para fazer um novo vestido. "A moça até desmaiou. Algumas mulheres, mesmo sendo mais velhas ou mais calmas, em momentos como este, acabam perdendo o equilíbrio. Principalmente se a família contribui com a tensão, como acontece com algumas mães que dão muitos palpites, por exemplo", frisa. A cerimonialista Amarilis Vianna, que trabalha no ramo há 30 anos, ressalta que, além do vestido, outros fatores estão na lista de principais agravantes da TPN: possível atraso de padrinhos, incidentes cotidianos e o famoso RSVP (Répondez S'il Vous Plaît, ou "responda, por favor") dos convites. "Sempre digo para não colocar essas letrinhas nos convites. Os noivos ficam nervosos quando não recebem resposta, achando que vai faltar muita gente, e até ligam para as pessoas, o que é indelicado. A verdade é que de 20 a 25%, em média, não comparece", enfatiza.

Quem acompanha de perto os preparativos de muitas festas tem muitas histórias inusitadas para contar. "Já vi casais brigarem, noivos telefonando para o cerimonial para lembrar os mínimos detalhes, pessoas tropeçarem no ensaio e aparecerem mancando na igreja, noivaem coma, paletó sumir na festa com as passagens de lua-de-mel no bolso...", enumera Amarilis - que garante que os convidados dificilmente percebem pequenas gafes. Um dos maiores "sintomas" da Tensão Pré-Nupcial é a oscilação de peso e apetite do casal. Alguns noivos, como Guilherme Bernardes, engordam drasticamente, enquanto a tendência natural das noivas é emagrecer. "Elas ficam muito ansiosas e, por isso, não comem. Isso acontece especialmente nas últimas semanas e no próprio dia. Já vi muita gente passando mal porque não come nada o dia inteiro e, na hora da festa, bebem com a barriga vazia", diz.

Comecei a fazer ioga para não ficar muito nervosa. É claro que tem hora que dá uma certa insegurança, pois você está se preparando para uma nova vida, e você quer que essa transição, que é tão inesquecível, seja perfeita

Entre tantos episódios típicos, Amarilis Vianna lembra o de uma noiva que "fugiu" aos 40 minutos de festa. "Ela estava irritada com o vestido, que, segundo ela, não estava perfeito. Simplesmente foi embora do salão e só voltou quase no fim da festa", conta a cerimonialista. Em Manuela Dantas também bateu o desejo de sair correndo de véu e grinalda do casório. A atitude seria ainda mais drástica, mas, felizmente, não foi posta em prática: "Assim que vi aquele monte de gente na igreja, parece que 'caiu a ficha'. Eu já estava nervosa e, naquele momento, as emoções todas vieram à tona. Senti um impulso de escapar dali, sei lá, ir parar de chorar em outro lugar. Coitado do meu marido...", diverte-se Manuela, que conseguiu se controlar e curtir o resto da noite. "Depois, claro, tudo ficou bem. Ele entendeu que eu estava muito nervosa no dia e fez tudo para me acalmar. Aí eu tive a certeza de que estava fazendo a coisa certa", relata.

Luísa Lins, de 27 anos, vai casar daqui a quatro meses e já está sentindo o peso da TPN, mas quer manter a calma e o autocontrole. "Comecei a fazer ioga para não ficar muito nervosa. É claro que tem hora que dá uma certa insegurança, pois você está se preparando para uma nova vida, e você quer que essa transição, que é tão inesquecível, seja perfeita. Mas acho que ficar pensando só na dimensão disso e no que pode dar errado não faz bem", opina Luísa, que jura que recebe a atenção necessária do noivo e que se esforça para não estressá-lo também. A psicóloga Karen Camargo reitera que os homens devem dar apoio às suas futuras esposas e tentar entender o significado especial que a data tem para elas. Da mesma forma, as famílias precisam colaborar. "Muitas pessoas, no intuito de ajudar, acabam atrapalhando com novos palpites. Às vezes os noivos pedem auxílio para a solução de problemas e não para tais opções", alerta Karen.

0 comentários:

Postar um comentário