terça-feira, 7 de junho de 2011

Como escolher as músicas do casamento

Especialistas e noivas dão dicas práticas para não errar ao escolher a trilha sonora do grande dia.

Cada música representa uma fase de nossa vida. Com a trilha sonora da cerimônia do casamento é a mesma coisa: você se lembrará daquelas canções para sempre. Por isso, faça a lista com calma e peça a ajuda de alguém tão interessado no tema quanto você: o noivo.


Trilha da cerimônia: cheque a estrutura da igreja para receber os músicos.

Se a cerimônia for na igreja, é preciso saber quais orquestras e corais ela aceita e se a instituição tem restrições – algumas permitem apenas que sejam tocadas músicas sacras. O segundo passo é acompanhar uma cerimônia com os músicos que você pretende contratar, ouvir se lhe agrada e perguntar quantos instrumentos e vozes estavam em ação. Isso é importante para definir o preço do serviço. “Solistas, como tenor, soprano e mezzo-soprano, além de trompete triunfal, violino e flauta de casaca, também são cobrados à parte”, explica a wedding planner Rosa Maciel, do Guia de Noivos.

Procure adequar as músicas ao local escolhido para a cerimônia. Na praia ou campo, por exemplo, o setlist pode ser mais descontraído do que em uma catedral.

Também pense em canções que fazem parte da história do casal ou com letras que falem ao coração de vocês. “Eu queria algo que fugisse um pouco do tradicional, mas causasse impacto e tivesse uma letra bonita. Deu um trabalhinho, viu?!”, confessa a arquiteta Luciana Kanashiro Reis, recém-casada. “Fiquei de antena ligada uns dois meses. Cada música que eu ouvia e gostava, fosse na rádio ou no meio de um filme, ia atrás para ver se fazia sentido”, relembra. Ela escolheu entrar ao som de “Blackbirds”, dos Beatles, que fala de um passarinho que deixa o ninho.


Luciana entrou na igreja ao som de "Blackbird", dos Beatles.

Não se esqueça de analisar os versos, mesmo se a música for em inglês. “Observe o conteúdo da letra para evitar gafes, como o casal se cumprimentando no altar, feliz e emocionado pelo momento, e de música de fundo ‘eu estou tão triste agora’ ou ‘meu amor, você me feriu’”, brinca Rita Del Chiaro, maestrina da Orquestra e Coral Del Chiaro. A pronúncia de versos em outra língua também é importante. “Os noivos devem perceber se o coral tem mesmo condições de cantá-las com uma pronúncia perfeita. Caso contrário, melhor fazê-las apenas instrumentais”, acrescenta Vanessa Misiuk, administradora do Allegro Coral e Orquestra.

Os músicos especializados em casamentos costumam ter uma lista de sugestões para os noivos, mas também estão abertos a ideias trazidas por eles. “A trilha sonora da cerimônia traz mais emoção ao momento, a música mexe com os sentimentos do ser humano. Mas precisa ter bom senso. Por mais que alguma música tenha feito parte da história do casal, se não ficar adequada ao momento, não é legal colocar”, pondera a administradora Priscila Fonseca.



Luciana e o noivo só perceberam que a música escolhida por eles não era legal quando estavam no altar.

Ela se casou em setembro do ano passado e dá outra dica preciosa: “Escolhi uma musica que tinha o refrão bonito, mas o resto não era legal. Eu e meu noivo só percebemos no casamento que a música não estava boa. Mas não tínhamos muito o que fazer na hora...”, relembra. Portanto, ouça as músicas inteiras antes de escolhê-las.

Cuidado com aquelas músicas que não saem das paradas e bombam as pistas das baladas. Elas provavelmente não são a melhor opção para um matrimônio. Afinal, gostos musicais mudam. Ou você ainda curte “Não se Reprima”, dos Menudos? “Prefira canções que você e seu noivo gostam há muito tempo. Músicas já perpetuadas nunca se tornam antigas”, sugere Vanessa.

Trilha sonora em 6 passos

Cerca de seis músicas devem ser escolhidas durante a cerimônia. Veja os momentos e as dicas para cada uma delas.

1. Entrada do noivo e padrinho: deixe a cargo do próprio noivo.

2. Daminhas e pajens: o mais comum é tocar uma canção infantil.

3. Entrada da noiva: a marcha nupcial ainda é a campeã de pedidos. Por mais antiga que ela seja, continua fazendo os corações baterem mais forte.

4. Benção das alianças: a “Ave Maria” é a mais popular, mas outras canções que remetam à fé do casal são bem-vindas.

5. Cumprimentos: pense em uma canção que seus pais adorem. É emoção garantida.

6. Saída dos noivos: é um momento alegre, de uma vida feliz a dois que está pra começar. Por isso, opte por uma música para cima, que fale do amor de forma otimista.

Fonte: http://delas.ig.com.br/noivas/como+escolher+as+musicas+do+casamento/n1596967454932.html


0 comentários:

Postar um comentário