quinta-feira, 23 de setembro de 2010

10 perguntas que você deve fazer a quem organiza o seu casamento

10 perguntas sobre casamentos

Você está se sentindo sobrecarregada com todo o trabalho que envolve o planejamento de seu casamento? Considere a contratação de uma pessoa ou equipe para ajudá-la com os preparativos para que você possa relaxar e desfrutar de seu grande dia.

Você pode escolher entre aqueles que só trabalham com as tarefas de última hora ou aqueles que se encarregam de todo e qualquer detalhe de seu casamento – da prova do jantar à lua de mel. Um bom planejador mantém as coisas organizadas e dentro de seus respectivos prazos, mas também a aconselha sobre onde encontrar o melhor local, vestido, bolo e buquê. Para muitos casais, os planejadores de casamentos são tão importantes para o sucesso do evento que os melhores chegam a ser agendados com mais de um ano de antecedência.

Essas 10 perguntas não apenas a ajudarão a encontrar o planejador perfeito para o seu casamento – elas também te ajudarão a manter o orçamento (e a sua sanidade) até que chegue o grande dia. Imprima essa lista e leve estas perguntas com você quando for entrevistar seus candidados.


1: Nós trabalharemos bem juntos?


Ok, não faça essa pergunta em voz alta – essa pergunta na verdade é para você. Planejar um casamento consome tempo e pode ser bastante estressante. Se você escolher uma planejador e não se der bem com ele, as coisas podem ficar ainda mais difíceis. Lembre-se, você passará bastante tempo junto desta pessoa, e ele ou ela dividirá com você o melhor dia de sua vida. A personalidade conta tanto quanto a experiência e a reputação.

Muitos planejadores oferecem um tempo de “experiência” que permite que ambas as partes se conheçam antes de assinar o contrato. Mesmo que o planejador cobre uma pequena taxa por esses encontros, normalmente vale a pena pagar para ver e saber exatamente com que você estará lidando. Ao se encontrar pela primeira vez com um planejador preste atenção na sua organização, presteza e cordialidade. Se você não se sentir a vontade, busque outro.


2: Qual o custo de seus serviços?

10 perguntas sobre casamentos

Paz de espírito no dia de seu casamento? Embora você não consiga colocar um preço em um sentimento como esse, isso tem um custo. E esse custo é o valor que o planejador do seu casamento cobrará por seus serviços.

Pergunte como o planejador calcula os custos de seu serviço. Para alguns, trata-se de uma conta simples baseada em um valor por hora, enquanto outros cobram um percentual em cima do custo total de seu casamento. Pergunte de que maneira você irá pagá-lo... depósito em conta, cheque..? E mais importante, peça uma lista por escrito de todos os serviços incluídos para que não haja confusão ou desacordo depois o contrato ter sido assinado.

Solicite também que seja incluída no contrato uma lista com potenciais custos extras juntamente com uma explicação de cada um deles. Por fim, pergunte ao planejador como ele ou ela lidará com restituição caso o seu casamento venha a ser adiado ou cancelado. Alguns planejadores restituirão uma parte do que foi pago, enquanto outros seguem uma política de não reembolso.


3: Você trabalha sozinho ou em equipe?

Há vantagens e desvantagens em contratar um planejador que trabalha sozinho. O mesmo acontece com equipes de grandes empresas. Se o seu planejador trabalha sozinho, pergunte com todas as letras se ele ou ela será capaz de lidar com todos os detalhes do casamento, especialmente os do dia do casamento. Pergunte ao planejador o que pode acontecer se surgir uma emergência que implique em seu afastamento bem no dia de seu casamento – há alguém qualificado para substituí-lo?

Se o planejador faz parte de uma equipe, pergunte se você vai fazer contato diretamente com ele ou com seus assistentes. Certifique-se de que entendeu exatamente quais são as tarefas que o planejador irá lidar e quais são as tarefas que serão delegadas aos outros (leia-se: aqueles com menos experiência).


4: Você estará conosco no grande dia?

10 perguntas sobre casamentos

Uma das principais vantagens de se contratar um planejador de casamento é que ele ou ela estará coordenando o dia de seu casamento e você poderá relaxar e se divertir. Infelizmente, nem todos os planejadores costumam estar no local no grande dia. Outros também podem não estar presentes nos ensaios e provas. Antes de assinar qualquer contrato, pergunte ao planejador por quanto tempo ele pretende ficar na cerimônia e recepção. Também pergunte a hora que ele pretende chegar antes do casamento e a hora que irá embora. Se o planejador não estiver no local na hora do início do show, por exemplo, pergunte exatamente o que foi combinado em termos de montagem, horários e músicas, por exemplo.

Dica: Se o planejador do seu casamento não estiver no local no grande dia, peça para que sua madrinha tenha gravado o número de telefone dele no celular dela. Em caso de emergência, ela estará menos estressada e poderá trabalhar junto do planejador para resolver os problemas que possam ter aparecido.

A recepção acabar não significa necessariamente que o trabalho do planejador também chegou ao fim. Pergunte ao planejador se ele ficará após a cerimônia para supervisionar a limpeza do local ou recolher os presentes que foram entregues durante a festa para enviar posteriormente à sua casa. E por fim, pergunte se ele ou ela lidarão com as tarefas pós-casamento, como devolver os itens não usados, por exemplo.

5: Qual o tamanho médio dos casamentos que você organiza?

10 perguntas sobre casamentos

É importante encontrar um planejador que tenha experiência em casamentos semelhantes ao seu em termos de tamanho, custo total e tema. Se você está planejando algo enorme com centenas de convidados, um planejador local acostumado a trabalhar organizando festas e cerimônias pequenas provavelmente não terá habilidade para fazer com que seu grande dia seja um sucesso. Já aqueles acostumados a planejar casamentos com grandes orçamentos podem não conseguir realizar um evento pequeno.

Se você tem ideias únicas para seu casamento, certifique-se de que seu planejador dará conta do recado. Por exemplo, transportar 50 convidados para um casamento no Caribe exige muita organização.

6: Você nos ajudará a mantermos o orçamento?

10 perguntas sobre casamentos

O planejador de casamento desempanha um papel importante também em se tratando de manter o orçamento sob controle. Um bom planejador deve até mesmo tentar obter algum desconto para compensar os custos de seus serviços. Encontre um planejador que já esteja acostumado a negociar com os fornecedores que você gosta. Fale para ele sobre o seu orçamento e certifique-se de que ele irá trabalhar dentro desses parâmetros financeiros. Pergunte sobre a sua experiência em negociar contratos com os fornecedores e peça ainda para que ele conte algum outro grande negócio que ele tenha feito para clientes anteriores.

Dica: Depois do encanto do pedido de noivado é hora de sentar com seu noivo e sua família e pensar no orçamento para o casamento. Não feche a questão com nenhum fornecedor, local ou costureiro até que você tenha decidido quanto irá poder gastar com cada um desses itens. Marque as entrevistas com os futuros candidatos a planejadores de seu casamento apenas depois de saber exatamente quanto você poderá gastar.

Cuidado com planejadores que não parecem comprometidos com o seu orçamento. Se ele tentar mudar de assunto ou não demonstrar interesse sobre descontos, troque imediatamente de planejador.


7: Quem são seus fornecedores preferidos?

Para que seu casamento saia exatamente como você sonhou, você precisa de um planejador que compartilhe o seu ponto de vista. Olhe os portfólios dos candidatos e compare aqueles casamentos com o que você quer para você. Se você está imaginando algo completamente diferente, nem perca seu tempo. Tenha em mente que alguém que trabalha principalmente planejando casamentos tradicionais na igreja pode não ser capaz de organizar um casamento na praia, por exemplo.

Também ajuda se o planejador já trabalhou com os floristas, decoradores e outros fornecedores que você está gosta. O planejador não apenas será capaz de oferecer um feedback sobre os serviços deles, como também poderá tentar conseguir alguns descontos para você. Evite planejadores que tentam desencorajá-la sobre fornecedores específicos sem lhe dar uma boa razão – eles podem tentar fazer com que você feche negócio apenas com as empresas que lhes dão comissões.

8: Qual a sua experiência?

Antes de confiar seu grande dia a um estranho virtual, certifique-se de que ele ou ela tem experiência. Descubra a quanto tempo ele está no negócio e se trabalha sozinho ou em equipe. Peça para o planejador descrever alguns de seus casamentos anteriores, particularmente aqueles que são similares ao seu em termos de tamanho, tema ou local.

Dica: Faça uma pesquisa na internet por planejadores de casamentos na sua cidade e você verá que muitos deles contam com depoimentos de clientes em seus sites. Essas opiniões podem ajudá-la a restringir sua busca por alguém que vá de encontro às suas necessidades.

Peça referências ou depoimentos de clientes anteriores e nem perca tempo com quem não pode lhe dar essas referências. Você pode até mesmo pedir para conversar com alguns fornecedores favoritos do seu futuro planejador. Esses fornecedores podem lhe dar uma boa ideia do trabalho de um planejador em específico, especialmente em comparação a outros planejadores de casamento que trabalham na mesma região. Também ajuda pedir cópias de certificados ou diplomas que os candidatos tenham recebido relacionados a planejamento de casamentos e outros eventos.


9: Quais são os serviços que você oferece?

O local escolhido para a cerimônia e ou recepção pode contar com um coordenador, mas essa pessoa provavelmente não será capaz de providenciar todos os serviços que você gostaria de ter. Um planejador de casamento cobrirá o resto dos detalhes, então tire um tempo para encontrar alguém que atenda a todas as suas necessidades em se tratando de seu casamento. Alguns planejadores oferecem pacotes completos enquanto outros só trabalham com determinadas tarefas. Se você preferir, você pode até mesmo escolher um planejador para ajudá-la apenas durante a semana do casamento. Dessa forma, você pode participar ativamente do processo dos preparativos de seu casamento e ao mesmo tempo deixar as tarefas de última hora para outra pessoa, o que pode aliviar bastante o seu stress.

Para pacotes completos, certifique-se quais são exatamente os serviços que estão incluídos. O contrato só cobre o casamento, ou o planejador também ajudar com os preparativos do chá de cozinha, prova do jantar ou lua de mel? Ele ou ela a ajudarão com os aspectos criativos do casamento (como escolher umtema) ou o planejador só tratará sobre fornecedores e prazos?

Não tenha vergonha de perguntar sobre serviços que não estão incluídos em um pacote normal de casamento, como a preparação de um grande café-da-manhã para os noivos. A maioria dos planejadores está disposta a fazer o que for preciso para que o seu casamento seja um sucesso!

10: Como você mantém contato com os clientes?

Com todas as decisões que envolvem o planejamento de um casamento, será necessário manter contato próximo com o seu planejador. Antes de escolhê-lo, pergunte aos candidatos como eles se comunicarão com você durante todo esse período. O que eles preferem – email, telefonemas ou encontros? Se você gosta de simplificar as coisas, o email pode ser a melhor opção, enquanto que os encontros são os preferidos para quem gosta de um toque mais pessoal.

Dica: Se você for se comunicar com o planejador por email, crie uma conta separada só para esse tipo de correspondência. Para manter a organização, classifique as mensagens em pastas também separadas de acordo com assuntos como flores, bolo, vestido, etc.

Também é importante saber com que freqüência o planejador pretende entrar em contato com você. Alguns noivas preferem contatos semanais, enquanto outras preferem que o planejador resolva sozinho o que ele conseguir, sem a necessidade de consultá-las para tudo. Se você preferir a opção de poder ligar para o planejador sempre que surgir alguma dúvida, procure um que ofereça comunicação ilimitada com os clientes. Verifique se no contrato há alguma restrição quanto ao número de ligações diárias ou semanais, e pergunte se há cobrança de alguma taxa extra se você precisar ultrapassar e se comunicar com ele com mais freqüência. Finalmente, se o seu planejador só trabalha durante meio período, certifique-se que ele ou ela estarão disponíveis no horário que você também poderá atendê-lo.

0 comentários:

Postar um comentário