sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dicas para enxoval

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

30 dicas indispensáveis para quem vai se casar !

Dicas praticas e que merecem atenção para que tudo saia perfeito e como planejado, confira dicas como : Lista de Casamento, Lua de Mel, Mudança para o novo lar, Chá de Cozinha, Chá Bar, Chá de Lingerie, Data, Local, Igreja, Buffet, como escolher os melhores profissionais de Guarulhos, Bolo, Doces, Bartender e muito mais...

DICAS

1 - Para que vocês tenham tempo suficiente de organizar com calma o casamento, comecem a planejar tudo com um ano de antecedência.

2 - Antes de qualquer coisa, verifiquem o orçamento que vocês poderão disponibilizar para a cerimônia e a festa. Isso ajudará a definir cada detalhe futuro.

3 - Depois, reúnam-se com seus pais para fazer uma relação com o nome das pessoas que serão convidadas. Dependendo do orçamento que disponibilizarem, a quantidade de convidados poderá aumentar ou diminuir.

4 - Façam uma agenda com as prioridades e compromissos de cada mês. Assim, vai ficar mais simples passar por cada etapa.

5 - Providenciem uma pasta, onde possa ser guardado todo o material referente ao casamento. Isso vai facilitar e muito a vida de vocês mais tarde!

6 - Seis meses antes da cerimônia, os noivos devem visitar o médico, para fazer um exame pré-nupcial. Esses exames são aconselháveis para detectar e tratar qualquer problema de saúde antes do casamento.

7 - A lua-de-mel deve começar a ser programada, pelo menos, quatro meses antes do casamento. Visitem várias agências e vejam quais são os destinos mais indicados para a época em que for realizada a cerimônia.

8 - Algumas agências de turismo oferecem um serviço exclusivo para noivos: as listas de viagem. O casal escolhe um destino, paga o pacote e, depois, a agência abre uma conta para que os convidados possam presenteá-lo, depositando qualquer quantia em dinheiro. O valor total é entregue aos noivos, que poderão reembolsar o valor gasto com a viagem, usá-lo durante a lua-de-mel ou quando quiserem.

9 - Quem prefere fazer as tradicionais listas de casamento, deve escolher as lojas e preparar a relação de itens antes da entrega dos convites, até porque, no momento em que recebem o convite, os convidados podem perguntar em que loja a lista foi deixada.

10 - A lista de casamento deve conter presentes de diferentes preços e com várias opções de artigos do mesmo valor. Só assim as pessoas ficarão à vontade para presentear os noivos, sem prejudicar o orçamento doméstico.

11 - Cerca de 45 dias antes do casamento, é aconselhável confirmar, com cada profissional, todos os serviços contratados.

12 - Entreguem uma mapa e explicações do local para cada profissional. Com isso, vocês se previnem de atrasos.

13 - Vocês podem começar a fazer a mudança de seus pertences para a nova casa cerca de um mês antes do casamento.

14 - O chá de cozinha ou chá-bar deve ser realizado com cerca de um mês de antecedência. Mas os preparativos devem começar um pouco antes, para que os familiares e amigos tenham tempo de contatar as pessoas mais próximas e providenciar todos os detalhes.

15 - Quando a cerimônia é realizada em outra cidade ou no campo, é importante deixar alguém encarregado, no dia, de acompanhar e conferir se tudo está sendo feito da maneira planejada. No caso de haver qualquer problema, é esta pessoa que deverá fazer todos os contatos e ajudar a solucionar.

16 - Antes de marcar a data do casamento, verifiquem se não há nenhum feriado prolongado próximo. Dessa forma, vocês evitam que alguns convidados estejam viajando na época.

17 - Assim que tiverem a quantidade de convidados definida e a época em que vão se casal, marquem a data com a igreja e o buffet simultaneamente, para não correr o risco de não conseguir conciliar as datas nos locais que vocês preferem.

18 - Façam a cerimônia e a festa em locais que comportem, na medida certa, a quantidade das pessoas convidadas. Uma igreja ou salão de festas pequenos para uma quantidade muito grande de pessoas não só fica desagradável, como extremamente incômodo. O mesmo ocorre em uma situação inversa.

19 - Depois de ter a igreja e o salão definidos, contratem o conjunto musical, o fotógrafo, o cinegrafista e a decoração, consecutivamente.

20 - Converse com os músicos que vocês escolheram para verificar a conveniência da utilização dos instrumentos que serão usados. Locais amplos demais pedem um som mais forte e lugares pequenos, o contrário. Um trompete, por exemplo, pode incomodar muito, se a cerimônia for realizada num ambiente pequeno.

21 - Antes de contratar cada profissional, pesquisem muito e sempre tenham a indicação de mais de uma pessoa, seja outra noiva ou profissional.

22 - Mais do que pensar no nome de qualquer profissional que vocês pretendam contratar, fiquem atentos para o contrato que ele oferece. Os contratos diferem muito entre si, então, antes de fechar qualquer negócio, leiam todas as cláusulas cautelosamente e vejam qual proposta se adequa melhor ao que vocês procuram.

23 - Com cerca de quatro meses de antecedência, comecem a pesquisar os convite. Visitem vários locais, façam à prova e mandem confeccioná-los. Depois, contratem o serviço de caligrafia.

24 - Nesta mesma época, formalizem o convite aos padrinhos, às damas e ao pajem e avisem qual é o traje para a cerimônia.

25 - Comecem a entregar os convites com dois meses de antecedência e terminem tudo em até um mês.

26 - Confirmem a presença dos convidados por telefone, principalmente porque, assim, vocês conseguirão economizar com a festa. Se não tiverem tempo, peçam para alguém fazê-lo e, em hipótese alguma, coloquem no convite "RSVP". Além de ser deselegante, esse tipo de aviso não traz muito retorno.

27 - Comece as confirmações de presença com um mês de antecedência e finalize até 15 dias antes da cerimônia.

28 - Nunca feche com o buffet a quantidade de convidados que vocês supõem que vá. Só confirmem o número de pessoas depois de obter as confirmações de presença. Isso não causa nenhum problema, até porque o buffet é obrigado a ter 10% a mais de serviço para o caso de o número de convidados exceder o previsto.

29 - Na hora da escolha do bolo, evite misturas exóticas e muito diferentes. Uma ótima pedida é fazer uma combinação à base de frutas frescas, se a cerimônia for realizada no verão, ou apostar na tradicional massa de nozes com recheio de ovos. O ideal é encomendar o bolo em uma doceira convencional com, no mínimo, 15 dias de antecedência. Se os noivos também forem oferecer docinhos, é necessário ampliar este prazo em mais 15 dias.

30 - Para os noivos que querem fugir do convencional e ter um bolo que possa ficar várias horas exposto, algumas empresas têm oferecido um serviço novo e prático. Elas alugam apenas uma "carcaça", ou seja, um bolo não comestível que apresenta uma decoração diferenciada.

Para ver a fonte, Clique aqui

Mitos do amor: estudo derruba certezas sobre amor, união e sexo


Quem entende o amor? Tido por muitos como a força que move o mundo, ele é debatido, estudado, virado, revirado e vivido intensamente, mas ninguém consegue compreender os mecanismos que guiam esse intrincado sentimento. Por essa aura de mistério que o cerca e porque ele é um dos temas que mais fascinam os homens desde o início dos tempos, não param de surgir teorias e especialidades criadas com o intuito de tentar explicá-lo. Sem sucesso, diga-se de passagem.

Mas da ânsia pelo esclarecimento do que parece ser incompreensível e das infinitas discussões do assunto surgem consensos. E, baseados quase exclusivamente na observação do comportamento humano, eles viram senso comum. “Os homens dão mais valor à parte física das mulheres e as mulheres ao status social dos homens”; “relações proibidas são empolgantes”; “o convívio antes do casamento prepara o casal para a vida conjugal”; “para os homens, masculinidade se afirma com vigor físico e sexual”; “biologicamente, nós, humanos, não fomos feitos para a monogamia”. E se todas essas afirmações fossem mitos?

Nos últimos anos, um sem-número de cientistas se debruçou sobre o comportamento de milhares de voluntários para analisar suas reações nas diferentes etapas do relacionamento afetivo: quando queriam conquistar, no momento em que gostariam de ser conquistados, na hora em que decidiam morar juntos, quando traíam ou envelheciam, entre outros. Com as pesquisas, uma série de mitos caiu por terra.

É só comprovar o que dizem os estudos nos quadros ao longo desta reportagem. Nove conceitos consagrados sobre relacionamento afetivo são derrubados, um a um. São teses acadêmicas de respeitadas instituições de ensino do Exterior que se sustentam em investigações e experimentos genéticos sobre monogamia e psicológicos que se debruçam sobre a atração sexual e o fim da paixão, entre outros. “Uma coisa é o que as pessoas dizem que fazem”, explica Marcelo Lercher, sociólogo e professor da Universidade de Brasília. “Outra é o que elas fazem de fato.” É dessa diferença que surgem os mitos. Não é de hoje que o mito ocupa um lugar de destaque nas sociedades.

Na cultura ocidental, os primeiros registros surgiram na Grécia Antiga. Lá, algumas histórias representativas da cultura daquele tempo criaram moldes para o que se julgava certo e errado – o que torna o mito um fenômeno intimamente ligado à época e ao local em que ele surge. O amor e o ser amado na Grécia Antiga, por exemplo, eram como objetos inalcançáveis, perfeitos e pelos quais se justificava uma busca quase obsessiva. “É uma aspiração do menos perfeito ao mais perfeito”, explica Arlindo Ferreira Gonçalves Júnior, professor de filosofia e psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP).

O sentimento é mais desejo e idealização do que prática. “O amor surge como uma vontade que nunca se sacia”, resume Gonçalves. É nesse momento que nasce o mito do amor platônico, ícone daquele sentimento que se restringe à idealização e que é pleno só quando não é correspondido.

Uma coisa é o que as pessoas dizem que fazem. Outra é o que elas fazem de fato. É dessa diferença que nascem os mitos

Já no primeiro milênio da era cristã, com a consolidação do cristianismo como religião representativa no Ocidente, a noção grega de amor sofreu uma mudança radical – e, com ela, mudaram os mitos. Na religião de Jesus Cristo, o sentimento perde esse forte componente de carência porque Deus, o grande objeto de adoração, também ama. Nesse sentido, desaba a noção de amor ideal como o não correspondido forjada na Grécia Antiga e, no lugar, entra uma nova percepção do sentimento.

Se Deus assume o posto máximo de ser amado, ele abre espaço para exigências mais terrenas de um companheiro ou companheira. Esse movimento em direção à humanização do sentimento também ganha força no Ocidente a partir das Cruzadas, no século XII.

Durante as investidas ao Oriente, os europeus se deparam com noções de amor sensual até então desconhecidas ou esquecidas, principalmente depois da queda do Império Romano, no velho continente. Uma vez de volta a uma Europa em ascensão, eles ressurgem em movimentos literários influenciados pela cultura absorvida nessas viagens. Nessa época, aparecem diversas variações de mitos do guerreiro herói que, impelido pelo amor, resgata uma princesa pura e dá a ela a vida eterna com o seu sentimento.

Trata-se de uma concepção mais abrandada da idealizada platônica: ela já acontece no plano terreno e envolve pessoas com qualidades humanas. São as sementes do amor cada vez mais pessoal e carnal que se consolidará na Europa. Até o final do século XIX, as mudanças culturais e mitológicas já enumeradas demoravam décadas, até séculos para acontecer. Isso mudou de maneira determinante no século XX, quando tudo se acelerou.

Duas grandes guerras mundiais, a ascensão e queda do comunismo e o turbilhão dos anos 60 foram mais do que suficientes para fragilizar consensos e mitos até então bem alicerçados, como o de que um casamento só funcionaria com os papéis de homem e mulher bem estabelecidos. Daí conceitos que o senso comum consagrou foram perdendo a credibilidade. Não é a toa que um dos mais respeitados historiadores da atualidade, o inglês Eric Hobsbawm, batizou essa centena de anos de “breve século XX” e falou em uma era de extremos para identificar o período.

É nesse contexto que se criou boa parte das afirmações que são desmistificadas pelos estudiosos. Especialistas e pesquisadores procuraram explicar a origem dessas máximas, com base em estudos e teses acadêmicas recentes, de centros de excelência no Brasil e no Exterior. E, principalmente, porque hoje elas podem ser consideradas mitos. Mas, como vivemos uma época de mudanças que ocorrem com cada vez mais rapidez, amanhã elas podem voltar a ser consideradas verdades absolutas, para depois ser derrubadas novamente...

Os primeiros registros de mitos sobre o amor surgiram na Grécia Antiga. Um deles fala da paixão platônica

“A concepção que temos do amor é a essência das nossas relações pessoais, mas hoje vivemos no tempo do amor líquido”, reforça o professor Gonçalves, da PUCCAMP, valendose de uma imagem comumente usada por um dos grandes teóricos da modernidade atual, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, também professor, só que das Universidades de Varsóvia, na Polônia, e de Leeds, na Inglaterra. “Essa é a era da impermanência e da volatilidade das relações humanas e isso tem reflexos inevitáveis no nosso entendimento de tudo. Inclusive do amor.”


Fonte

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Topos de bolo de casamento

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Confirmação de presença no casamento

Confirmação de presença em casamento é uma solicitação importante que deve ser respondida.

Receber um convite de casamento é um privilégio que todo mundo adora ter, afinal a maioria das pessoas aprecia bastante uma comemoração, especialmente sendo uma festa de casamento, uma data marcante e especial para os noivos e que simboliza o amor e união das famílias para um evento bastante significativo. Assim que o convidado recebe o convite, ele logo deve fazer a confirmação de presença no casamento, uma maneira formal de ratificar o seu comparecimento ao evento. Mas poucas pessoas ficam atentas a esse tipo de formalidade e deixam passar batido, o que, para os noivos, torna todo o processo muito complicado, uma vez que necessitam de contratar uma empresa de RSVP ou eles mesmos precisam fazer a confirmação, entrando em contato com cada pessoa chamada para a celebração de casamento.

A confirmação de presença em eventos é uma forma mais simples e bastante prática de fazer a contagem correta de pessoas que comparecerão aos festejos, informação valiosa para os bufês com o objetivo de servir a quantidade exata de comida no cardápio, sem riscos de desperdícios ou mesmo de falta quitutes para os convidados. Fato esse que acarretaria muitos problemas para os noivos e muitas reclamações por parte dos familiares e amigos presentes. Por isso, o mais aconselhável é que, assim que alguém receber um convite, seja de aniversário, casamento, bodas ou outro tipo de evento, se ele vier com o pedido de confirmação ou RSVP, o convidado entra em contato com os anfitriões da festa ratificando a presença.

Uma dica bastante relevante para as pessoas que precisam confirmar sua presença em uma comemoração é sempre fazer isso por telefone. Recorrer a mensagens eletrônicas pode ser mais fácil e prático, ainda mais levando em conta a falta de tempo e a correria do dia-a-dia. Mas se tiver um tempinho sobrando, prefira fazer uma ligação telefônica, evitando que possíveis problemas na internet interfiram na chegada do seu e-mail. Dessa forma, você também aproveita e parabeniza os noivos de uma maniera mais próxima e carinhosa, bem mais gentil do que avisar via internet, quando os noivos não poderão perceber seu nível de entusiasmo pela cerimônia de casamento.


Fonte

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Loja britânica inventa lista de presentes de divórcio

Itens incluem lençóis, toalhas, fornos microondas e televisões de tela plana

Depois das listas de casamento, uma cadeia de lojas de departamentos inventou as listas de divórcio para casais que vão começar uma nova vida separados. Os presentes vão desde lençóis e toalhas a fornos microondas e televisões de tela plana, segundo Peter Moore, chefe de vendas da Debenhams.

- Pedir o divórcio pode ser caro e criar uma lista de divórcio significa que os familiares e amigos podem ajudar o recém-separado a começar uma vida nova.

A novidade foi lançada por causa de um aumento da popularidade dos cartões de felicitações e festas de divórcio, segundo o chefe de vendas. A notícia sobre o lançamento da "lista dos divorciados" também não foi feita de forma aleatória.

Especialistas em casamento entrevistados pelo jornal Guardian apontam que o mês de janeiro é a época que os casais mais se separam e que o número só tem aumentado a cada an

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sites: os pré-moldados do casamento

Quem planeja organizar uma festa de casamento hoje precisa se preocupar com mais um detalhe: o site. As páginas ajudam noivos e convidados a esclarecer dúvidas como informações sobre hospedagem (normalmente alguns convidados vem de fora da cidade), serviços de cabeleireiro, encontrar a lista de presentes e até para confirmação de presença. O item está ficando tão comum que já há quem diga que é tão essencial quanto os doces conhecidos como bem-casados.

Em uma pesquisa rápida achei vários desses sites pré-prontos, como o Pronto Casei, o Prometo e oNossa União. O aumento da oferta foi o principal responsável pela propagação dos sites como item do casamento. São páginas que tem a mesma cara – e que qualquer desenvolvedor faz. Os noivos só têm o trabalho de colocar suas fotos, escolher a fonte, preencher seus nomes e adaptar o link e as informações de sua festa.

O valor pago pelos noivos é basicamente pela hospedagem do site. Mas, espertamente, vários fornecedores vendem os serviços apenas como gratuitos. Só quem tiver muito cuidado encontra os links com os preços pela hospedagem da página – realmente é grátis, mas só por cerca de 15 dias.

O iCasei é um dos mais tradicionais sites do ramo. O fundador do serviço, Luiz Machado, já atuou na Microsoft e na Oracle e há três anos dedica-se exclusivamente à empresa, já que o número de vendas não para de crescer. “Em 2008 fizemos sites para 2 000 casais e, em 2009, foram 6 000 noivos”, diz.

A última moda para esses sites é o serviço de lista de presentes. Funciona especialmente para aqueles casais que já moram juntos e têm uma casa montada. Os sites pré-prontos oferecem um serviço de pagamento de cotas de presente. Com o acúmulo de serviços – a ferramenta de cotas de presente, o suporte e a hospedagem das páginas – a meta de Machado é fechar 2010 com faturamento de 1 milhão de reais.

Leitores de Exame devem lembrar-se da matéria “Grátis, pero no mucho”, em que falamos sobre os serviços na internet conhecidos como freemium (gratuitos para a grande parte de usuários e paga para uma pequena parcela que quer desfrutar de serviços premium). Esse é mais um exemplo desse novo modelo. Algo cada vez mais comum na internet.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O que NÃO fazer no seu casamento

Meu pai costuma dizer que quando a gente não sabe o que quer da vida adianta bastante saber o que não quer. Dentro deste mesmo conceito segue uma listinha do que não fazer de jeito nenhum no seu casamento. Você pode até não ter ideia do que quer, mas agora sabe o que não pode tolerar:

:: NÃO deixe o corte de cabelo e o peeling para a semana do casamento
Corte e pinte o cabelo duas semanas antes do casamento. Se algum desastre acontecer você ainda terá tempo para consertar. Também não deixe para a véspera qualquer tratamento de beleza. Limpezas, peelings e outros podem deixar a pele avermelhada e descascada.

:: NÃO contrate sem pesquisar
Amou muito aquele salão, aquela decoradora e aquele vestido, mas ainda não viu o trabalho de mais ninguém? A sugestão é pesquisar um pouquinho mais. Se contratar aquele primeiro serviço saberá que foi a melhor escolha depois de muita procura. Não vai ter conserto, no entanto, contratar por impulso e meses depois descobrir que existiam opções bem melhores por aí.

:: NÃO pense que escolher vestido é fácil
Esse é um erro muito comum que acontece com as meninas que sabem exatamente o vestido que querem. Saiba que encontrar o modelito dos sonhos não é fácil e que você pode se decepcionar ao colocar o amado vestido no corpo. Nem tudo que funciona na teoria dá certo também na prática. É preciso ter tempo para pensar em outras opções.

:: NÃO deixe de fazer contratos por escrito
Vamos mais além: desconfie de quem não quiser fazer contrato de um serviço. Tudo o que foi acertado na conversa com o fornecedor deve ser formalizado no papel. Não tenha vergonha de pedir contrato, afinal de contas ele é uma segurança também para a empresa que você está contratando.

:: NÃO sejam centralizadores
Noivos, aceitem aquela oferta de ajuda dos amigos, da família. Ninguém ofereceu? Peçam. Os mais chegados vão adorar colaborar com a organização e vocês terão ótimas lembranças desses momentos. Muita gente não oferece ajuda por achar que os noivos querem fazer tudo sozinhos.

:: NÃO gaste o que não tem
Pense em adiar o casamento por mais um ano e aproveitar este tempo para curtir o noivado e juntar dinheiro. É melhor fazer uma festa com dinheiro no bolso, para poder barganhar descontos, do que se enrolar em mil dívidas e começar a vida a dois com um problemão.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Brindes para homossexuais são novidade na Exponoivos

Brindes com dois noivos ou duas noivas e gravatas especiais aparecem pela primeira vez na Exponoivos, feira europeia do casamento, que decorre no Centro de Congressos de Lisboa até domingo.

“Todos os casamentos são bem recebidos nesta feira. Aqui vamos de encontro às necessidades dos noivos, sejam heterosexuais ou não”, disse ao CM António Manuel Brito, director da feira, que sublinhou a coincidência das datas: “Neste caso o agendamento politico coincidiu com a data da Exponoivos”.

Com uma média de 30 mil visitantes em cada edição e com o casamento em Portugal a gerar uma receita de mais de mil milhões de euros por ano, o que se pretende é mostrar que as empresas estão “preparadas para o novo nicho de mercado”, o dos casamento gay.

“Eu acho que é um sector para investir. Aquí não há diferenciação”, disse ao CM António Manuel Brito.

Para a responsável pela Testarte, stand que apresenta brindes a contar com a nova lei, a mudança permite inovações na oferta de produtos. Maria Eduarda disse ao CM que os objectos surgiram de parcerias com empresas americanas e espanholas.

“Já temos os primeiros clientes do ano – um casal que no ano passado nos abordou”, disse ainda a responsável. Com a opinião de que se trata apenas de um começo, Maria Eduarda diz acreditar que “vai haver quem queira marcar presença”.

Já Mário Moreira, afirma que é tudo uma questão de gostos. Falar de casamentos de pessoas do mesmo sexo não significa grandes mudanças. No entanto, destaca as gravatas que faz “com todos os materiais improváveis para noivos que não querem passar despercebidos”.


Noiva que chegar atrasada para o casamento será multada

A prática, adotada em outros estados, ganha a adesão das paróquias brasilienses. A intenção é romper com um velho hábito e disciplinar os casais

Para se casar, o analista de sistema Pablo Scalia seguiu à risca o ritual dos noivos. Pediu ao sogro a mão da noiva em casamento, anunciou à família em sua festa de aniversário e marcou o dia em que trocará as alianças com a servidora pública Maria Fernanda Saback: 22 de maio de 2010. Vai ser uma cerimônia como manda o figurino para familiares e amigos, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul, às 20h em ponto. Se tem alguém disposto a quebrar a tradição nesta união, é Maria Fernanda. É melhor que ela chegue no horário marcado, caso contrário, terá de desembolsar R$ 765 pelo atraso. Sim, é isso mesmo. Aquele costume que ninguém sabe ao certo de onde veio ou quando surgiu, de deixar os convidados e o noivo ao pé do altar esperando a noiva aparecer pela porta da frente, está sendo severamente combatido por algumas igrejas do Distrito Federal. Se atrasar mais de 15 minutos paga multa à paróquia.

Show
Há quem diga que o suspense faz parte do show, já que o casamento seria um momento mais especial para a noiva do que para o noivo. O noivo, os convidados, o padre e quem mais estiver na cerimônia tem que prestar atenção somente nela. Daí o motivo do atraso.

Por mais que pareça, não é uma tradição exclusivamente brasileira. Na Grécia, é quase uma obrigação a noiva chegar mais tarde. No Reino Unido e nos Estados Unidos, era costume. Atualmente, não é aconselhável manter o hábito. E na versão em inglês do Google é possível encontrar várias dicas de etiqueta de comportamento da noiva, a primeira é sempre sobre o horário.

Uma das mais concorridas igrejas do DF, a Perpétuo Socorro se utiliza dessa prática. A tolerância é de 15 minutos. Quem ignorar a norma terá um prejuízo de um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 765. Está previsto em contrato e ainda é pedido um cheque caução. A Igreja Dom Bosco e a Nossa Senhora do Lago são paróquias que adotam procedimento idêntico.

Rigoroso com prazos e horários, Pablo comemora a iniciativa. “O hábito de deixar os outros esperando pela noiva está acabando, talvez por causa da cobrança, que é válida”, elogia. “No Brasil, as coisas só funcionam quando mexem no bolso dos envolvidos”, completa.

Maria Fernanda Saback garante que não vai se atrasar, e nem é por causa da cobrança. “Fico preocupada com as pessoas que vão participar da cerimônia seguinte”, diz, referindo-se ao casamento que virá depois do seu, em maio, previsto para as 21h, caso a noiva não se atrase.

Para não ter problemas com o casal no segundo horário, a servidora Hellen Nozima reservou a igreja das 20h às 22h, em 15 de maio. “Justamente para não me preocupar com o atraso. Mas prometo chegar às 20h”, diz, quase sem querer. Ela vai trocar alianças com Emerson Esteves, após oito anos de namoro e noivado. Ele tem certeza que Hellen cumprirá com o prometido. “Esperar é ruim para os convidados, para os idosos que vão estar na igreja, e para o noivo, claro. Eu, por exemplo, não estou querendo esperar por muito tempo no altar”, avisa.

Cerimonialistas consultados pelo Correio garantem que a maioria das igrejas de Brasília pede cheque caução para o caso de atraso ou danos à instalação da igreja. Para o diretor de Atendimento do Procon, Oswaldo Morais, multa em caso de perda de horário é legal, desde que prevista em contrato. Mas não é legal o pedido de cheque caução.

As igrejas consultadas não souberam informar quando começou a cobrança. O padre Sírio Henriques, que chegou na Dom Bosco em 2002, informa que desde a sua primeira cerimônia, sete anos atrás, já estava prevista a multa para as atrasadinhas. “Não queremos confusão com ninguém, apenas disciplinar os casais”, justifica. “Se houver algum atraso, a gente negocia e abre mão do depósito do cheque”.

A coordenadora da secretaria de eventos da igreja Nossa Senhora do Lago, Ana de Castro, explica que a cobrança por atraso é uma orientação da Arquidiocese de Brasília. Dom João Braz de Avis, arcebispo Metropolitano de Brasília, assegura que nunca orientou as paróquias nesse sentido, mas é totalmente contra o atraso das noivas. “Eu mesmo já fiquei 45 minutos esperando por uma noiva no altar. Se fosse para pegar um avião, ela não teria viajado, porque a companhia aérea não tolera atrasos”, compara. “Esta é uma tradição tão antiga quanto desconfortante”, classifica.

"Eu mesmo já fiquei 45 minutos esperando por uma noiva no altar. Se fosse para pegar um avião, ela não teria viajado"
Dom João Braz de Avis, Arcebispo Metropolitano de Brasília

Não erre na quantidade de doces, bolo e bem casados

Profissionais indicam quanto cada convidado consome, evitando o desperdício ou a falta de itens

Os noivos enfrentam muitas incertezas durante a organização do casamento. Uma delas é estabelecer quantidades. Convenhamos, não parece fácil imaginar quantos doces ou bem casados um convidado deverá consumir. Para esclarecer a questão, o Delas conversou com as profissionais da empresa "Wedding & Co", especializada em organização de eventos.

Docinhos: “Atacar” a mesa de doces é prática comum de muitos convidados, no entanto, outras pessoas preferem experimentar apenas uma ou duas unidades. Para não errar, lance mão da sábia lei da compensação e encomende cinco doces para cada convidado.

Dica: Para uma festa com 100 convidados, o ideal é encomendar 500 unidades de doces. Capriche na quantidade das delícias de chocolate, pois costumam agradar a todos; para os outros doces, como de ovos, encomende 100 unidades.

Bolo: Para um casamento onde não será servida sobremesa, o bolo será o único doce e, portanto, o calculo é de 100 gramas por convidado. Em eventos com sobremesa, considere que apenas um terço dos convidados vão comer o bolo, o que reduz bastante a quantidade.

Dica: Normalmente os bolos são cenográficos, com apenas um andar verdadeiro e o restante feito de isopor. O fornecedor, nesse caso, entrega parte do bolo já fatiado, que poderá ser servido diretamente nas mesas.

Bem casados: Atire a primeira pedra quem nunca lotou a bolsa de bem casados. Lindos e gostosos, eles encerram a festa em grande estilo. Por isso, não economize nesse item, encomende três unidades por convidado.

Dica: Sobrou bem casado? Você pode congelar e saborear mais tarde, juntamente com as lembranças do seu grande dia.

Charretes para casamento

As charretes são um transporte muito solicitados para casamentos e festas formais e clássicas.

As charretes são uma alternativa muito elegante e charmosa de transporte para as noivas mais românticas, que sonham um casamento de conto de fadas e se imaginam chegando na igreja ou local do enlace em uma charrete para casamento deslumbrante. Vale lembrar que esse tipo de transporte não é muito comum e não se encontram locadoras de veículos que aluguem charretes com muita frequência. Em algumas cidades do interior de São Paulo, como Jundiaí, existem algumas empresas de locação de charretes para casamentos, bodas, festas de 15 anos e todos os tipos de eventos em geral.

O aluguel de charrete pode variar muito de preço, dependendo da locadora e da quantidade de horas que o veículo ficará à disposição do cliente. No catálogo das empresas de aluguel de carruagens o cliente pode escolher entre os mais variadosmodelos de charretes e carruagens, como as carruagens de estilo inglês, italiano, algumas em madeira de lei, com rodas pintadas, estofados de couro, com encosto, capacidade para levar duas pessoas, pintura esmaltada sintética e com tapeçaria completa. Como acessório opcional, as capotas servem como cobertura em dia de chuva e para proteger a noiva também contra a exposição ao sol e ao calor intenso.

Casamento no Cristo Redentor

Aos pés do Cristo Redentor, a capela Nossa Senhora de Aparecida realiza casamentos desde 2008.

Casar-se em uma cerimônia especial e diferente de todas as outras que já vimos anteriormente é o sonho de muitas mulheres. E contar com a bênção divina é uma forma de acreditar e ter esperança de que o casamento vai durar muitos anos, sempre repleto de amor, companheirismo e união. Mas o que muitos casais desejam é receber as bênçãos de Cristo bem mais de pertinho, por isso resolvem celebrar a cerimônia de casamento aos pés do Cristo Redentor, no Corcovado, Rio de Janeiro.

Desde 2008 a capela localizada próxima ao Cristo, a igreja Nossa Senhora da Aparecida, realiza casamentos agendados com muita antecedência. O local está entre os preferidos dos noivos cariocas e também de nubentes de outras regiões do Brasil e até de turistas do estrangeiro. O valor desse tipo decelebração especial não sai mais caro do que as cerimônias realizadas em outras igrejas e os valores são bem parecidos. O que muda é a criatividade e também a paisagem para os nubentes e convidados, que podem aproveitar o enlace matrimonial enquanto apreciam a bela vista do Cristo Redentor e de toda a Baía de Guanabara.

Quem se interessar em marcar a data do casamento na capela de Nossa Senhora da Aparecida deve se apressar. Desde 2008 a capela vem sendo muito procurada, o que indica que o noivos devem se programar e antecipar o agendamento da data no Santuário Cristo Redentor do Corcovado, por meio de contato telefônico ou até pessoalmente, para quem tiver a oportunidade de visitar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

Orçamento para músicas de casamento

Separar o orçamento da música para casamento é importante e assegura o sucesso da cerimônia.


Não restam dúvidas de que a música é a alma da festa de casamento e se você deseja que a cerimônia de casamento seja um sucesso, não hesite em contratar os melhores músicos para tocar no seu enlace matrimonial. A música bem tocada e um ótimo repertório são garantia de convidados animados e pés descalços até o dia raiar. Sem falar nos diversos elogios que você ouvirá e que lhe deixará com a certeza de que seu casamento foi realmente um sucesso. A primeira coisa a ser feita é verificar com cuidado o orçamento para as músicas de casamento. Ao planejar a celebração, lembre-se de deixar uma boa reserva para esse item, pois música boa é sinal de uma cerimônia de casamento inesquecível para os noivos e familiares, afinal, mais do que qualquer outro detalhe, são as canções que nos fazem lembrar dos melhores momentos de nossas vidas.

Dependendo do estilo do seu casamento, selecione algunsDJ’s, cantores de coral e instrumentistas de orquestras de casamento e escolha aquele que mais atender às suas necessidades, mas não se esqueça de que indicações de amigos e familiares, pedir sugestões a empresa de assessorias de eventos e até uma pesquisa rápida na internet podem ajudar na hora de bater o martelo. Se a grana estiver curta, procure economizar em outros preparativos da festa, mas nunca faça isso com os músicos de casamento. Contar commúsicos profissionais gabaritados dá maior segurança aos noivos e dá a certeza de que tudo correrá bem no grande dia.

E se por acaso você e seu futuro esposo tiverem realmente que apelar para músicos amadores, peçam indicações de pessoas conhecidas, conheçam o estilo dos cantores, seu repertório e todos os trabalhos que já realizaram anteriormente. Todos esses quesitos asseguram maior confiança entre os contratados e os contratantes e se houver a oportunidade, combine alguns dias de ensaios até que a banda esteja totalmente afinada para tocar todas as canções que os noivos determinaram, especialmente as que a banda não conhecer com perfeição.

Organização das bodas de casamento

As bodas de casamento podem ser organizadas por assessorias de evento, assim como os casamentos.

As bodas de casamento são celebrações especiais que nunca devem ser esquecidas pelos casados, afinal cada ano de amor e cumplicidade vivido por eles é representado por um tipo de boda. Assim como o enlace matrimonial requer muito cuidado e carinho em seu planejamento, a celebração das bodas deve ter toda a atenção por parte dos enamorados e se preciso for, devem contratar uma empresa de assessoria de eventos para ajudá-los na organização das bodas de casamento. As bodas são representadas por diferentes elementos, uma para cada ano de casamento, porém as mais lembradas e festejadas são as Bodas de Prata, aos 25 anos de união e nas Bodas de Prata, quando o casal completa 50 anos de casamento.

Na verdade, as bodas de Prata e de Ouro, assim como as demais, significam a renovação dos votos de amor e cumplicidade entre marido e mulher, por isso, seu cerimonial é muito parecido com a de uma cerimônia de casamento. Com as dicas e sugestões de uma empresa de assessoria, o casal define todos os detalhes e preparativos da comemoração e também podem pedir uma “mãozinha” para os filhos. Como toda festa, a primeira coisa que se deve definir é se a celebração será apenas para os familiares ou se será estendido a amigos e pessoas mais chegadas. Só depois da decisão sobre uma evento mais formal ou informal é que marido e mulher escolhem o salão de festas mais adequado e selecionam os nomes de todos os convidados.

Nessa ocasião também é de bom tom enviar convites a todos, comunicando sobre a celebração de bodas. O próximo passo então é cuidar de toda a decoração do ambiente, visitar diversos bufês e também escolher o novo par de alianças de casamento. Sim, porque depois de completar Bodas de Prata ou Ouro, as alianças ganham mais alguns detalhes, embelezando as jóias. Os noivos também devem se preocupar com a escolha dos trajes de bodas. Smoking para o homem e um vestido de gala para a mulher, mas não precisa necessariamente ser branco, o que dá a oportunidade de a noiva selecionar a cor eu mais lhe agrade e que aumente sua auto-estima.

Se o casal desejar fazer a cerimônia de renovação de votos na Igreja, então o ideal é agendar a data na Igreja o quanto antes, pois sempre há uma procura muito intensa para os casamentos e outras celebrações. Como todas as igrejas cobram taxas, é primordial que o casal se programe para mais essa despesa no orçamento da festa de bodas, sem esquecer de contratar uma equipe de músicos para tocar durante a recepção do evento e também enquanto ocorre o cortejo.