quarta-feira, 27 de abril de 2011

Não dance na hora de escolher o DJ

Evite os erros mais comuns ao contratar o serviço de som da festa de casamento e confira três setlists para diferentes perfis

A pista de dança determina o sucesso da festa de casamento. Por ser um dos serviços que mais visíveis, a escolha do DJ deve ser feita com atenção e pesquisa. E muita antecedência, recomendam os profissionais. Diego Briganti, DJ da DB2 Produções, sugere a realização de muitas reuniões antes da data marcada, para definir o estilo musical e detalhes que não podem faltar. “O som é o oxigênio da festa. Se não for bem dosado, pode não atender às expectativas das pessoas”, explica.
Para Márcia Possik, assessora de casamentos da Marriages, deve haver uma fina sintonia entre os noivos e o profissional. “É um erro escolher o profissional só porque ele é badalado no mercado. Se não houver afinidade, não vai rolar de forma tão positiva”, salienta a especialista.

Além das afinidades musicais, os noivos devem levar em consideração o tipo de aparelhagem usada pelo profissional, um determinante da qualidade dos serviços. Há equipamentos de alto nível tecnológico, com produtos computadorizados e banco de dados com repertório de mais de 10 mil músicas. As necessidades e o perfil da festa vão definir esta escolha.

Balada vs. casamento

Noivos mais jovens gostam de optar por DJs renomados, habituados a clubes e boates, para tocar no grande dia. Mas o público de um casamento passa longe do perfil dos frequentadores de clubes noturnos. Os convidados são mais variados em faixas etárias e gostos musicais e a programação musical deve atender a todos. Esta foi a preocupação da consultora Carolina Baeta e do administrador Bruno Ragazzi, ambos de 29 anos, casados em setembro de 2009. “Pedimos ‘músicas para dançar junto’ na hora do coquetel, para animar os mais velhos. Já para o almoço, Bossa Nova. E para a pista, um misto de músicas brasileiras, axé e principalmente flashback”, diz Carolina.

Para que tudo saísse como o esperado, o casal teve uma reunião de três horas com os profissionais, para acertar os detalhes. Quando o profissional está incluído no pacote do buffet e não é escolhido diretamente pelos noivos, caso do DJ de Carolina e Bruno, esta conversa detalhada entre as partes é essencial – e dá certo. “A pista ficou cheia durante as sete horas da comemoração. O ponto alto foram as músicas dos anos 90. Foi quando mais interagi com os convidados. Ninguém ficou parado”, lembra a noiva.

Perfil musical

De acordo com Celso Saad Sadi, da BSB Produções, reconhecer o perfil musical dos noivos e fazer com que esse perfil interaja com a pista de convidados é o grande desafio de um DJ de casamentos. Esta era a exigência da bancária Natália Dal Ré, 26 anos, e do funcionário público José Moreira Junior, 27: uma festa que refletisse ao estilo de vida jovial dos dois.

“A assessora nos indicou diversos profissionais, mas a afinidade foi essencial para a escolha. Esperávamos sintonia com aquilo que queríamos”, explica Natália. O resultado não poderia ter sido melhor. Ao longo das quatro horas de festa, músicas dos anos 70 e 80 determinaram o tom da animação dos convidados. “Mas o momento mais marcante foi quando tocou a música ‘Voa-Voa’, do Chiclete com Banana, e os amigos nos levantaram e andaram com a gente nos braços pelo salão. Foi inesquecível”, relembra a noiva.

Setlists personalizados

Com ajuda dos profissionais entrevistados, o iG Noivas montou uma breve seleção musical para guiar os DJs a partir de cada estilo de casal. Veja qual tem mais a ver com vocês.

Clássico

1. Frank Sinatra - Theme from New York, New York
2. Diana King - I Say Little Prayer For You
3. Celebration - Kool & The Gang
4. Sammy Davis Jr. - Hello Detroit
5. Whitney Houston - Greatest Love Of All (versão dance)
6. Boys Town Gang - Can't Take My Eyes Off Of You
7. Susan Ray - Because You Loved Me (versão da Celine Dion)
8. Barry White - You Are the First, My Last, My Everything
9. Erasure - A Little Respect
10. Ivete Sangalo - País Tropical

Romântico

1. Frank Sinatra - The Way You Look Tonight
2. Michael Bublé - Crazy Love
3. Robbie Williams e Nicole Kidman - Something stupid
4. Whitney Houston - Greatest Love Of All (versão dance)
5. Rod Stewart - It Had To Be You
6. Robbie Williams - Beyond The Sea
7. Susan Ray - Because You Loved Me (versão da Celine Dion)
8. Barry White - You Are the First, My Last, My Everything
9. Roberta Kelly - Zodiacs
10. Kim Ross - Can't Take My Eyes Off Of You (versão 1992)

Moderno

1. Gigi D’Agostino - I Will Fly With You
2. Black Eyed Peas - The Time
3. Robbie Williams - Thing
4. Michael Bublé - Haven't Met You Yet
5. Flo-RIda Ft. David Guetta - Club Can’t Handle Me
6. Elis Regina - Alô Alô Marciano (House mix)
7. The Gossip - Heavy Cross
8. U2 - Beautiful Day (House RMX2011)
9. Erasure - A Little Respect 2010 (Wayne G & Gurdy Club Mix)
10. DB Boulevard - Point Of View

As 10 +
Rod Stewart - As Time Goes By
Grace Jones - La Vie en Rose
John Legend - Save Room
Gwyneth Paltrow e Huey Lewis - Cruisin’ (trilha sonora do filme “Vem Cantar Comigo”)
Al Green - Let's Stay Together
Michael Bublé - Haven't Met You Yet
Jamie Cullum - Don't Stop the Music
Jimmy Soul - If You Wanna be Happy
Mario Biondi - This is What You Are
Myomi - The Sun in My Eyes
The Killers - Human

Fonte: http://delas.ig.com.br/noivas/cerimoniaefesta/nao+dance+na+hora+de+escolher+o+dj/n1596849534789.html

1 comentários:

Banda Imagem & CIA disse...

DJ tambem é legal, mas acho que a boa música ao vivo em um casamento agita bastante. É legal pra quem quer dançar e pra quem só gosta de ver tem uma movimentação maior.

Postar um comentário