sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Lista de presenter para chá de panela (bar)

Os chás de cozinha (ou de panela) são costume antigo que têm o objetivo de ajudar a equipar a casa do novo casal com utensílios culinários e afins (objetos de limpeza entram na lista). Nesse tipo de festa, organizada pelas madrinhas e familiares da noiva, só entram mulheres. A noiva é submetida a uma série de “provas” e brincadeiras e acaba pagando alguns micos.

Junto com o convite (individual, inclusive para famílias com mais de uma convidada), vai uma sugestão de presentes de baixo custo (é indelicado pedir presentes caros). As organizadoras da festa ficam responsáveis por definir as sugestões para que não falte nada. Segue abaixo uma sugestão de lista de presentes (clique nos itens para ver os preços e fotos).

Lista do Chá de Cozinha (ou de panela)

Dica

Antes de repassar às suas madrinhas, leia com atenção, defina as quantidades necessárias e veja o que pode ser descartado (principalmente se o número de convidadas é menor que o de itens!). Mas converse com sua mãe ou alguém mais experiente. Coisas que parecem pouco úteis ou obsoletas, como um abridor de garrafas, podem fazer falta (imagine-se tentando abrir uma garrafa de cerveja numa festa!).

Origem da tradição

Esse tipo de festa teria origem lá na época medieval, segundo o livro “Casar: Do planejamento à celebração em grande estilo” (Vera Simão, Anna Costa e Lúcia Barros, 2005), quando jovens que não tinham o apoio dos pais para o casamento foram ajudados por amigos. A tradição, diz o livro, chegou aqui no Brasil nos anos 60.



http://planejandomeucasamento.com.br/2008/07/25/lista-de-presentes-para-o-cha-de-cozinha-ou-de-panela/


1 comentários:

Listas Biagallo Presentes disse...

Eu acho as listas de Cha de Cozinha e Cha Bar muito importantes, porque sempre esquecemos das miudezas. Aqui na loja nos fazemos muitas listas desse tipo. Andrea

Postar um comentário