É de costume a noiva assumir o papel de organizadora do evento e excluírem o noivo do planejamento da festa de casamento, porém é de extrema importância envolver o parceiro nos mínimos detalhes da celebração, desde a escolha das flores dos arranjos centrais de mesa até como no sabor dos “bem-casados”. Pode parecer futilidade, mas a partir do momento que for concretizado o enlace matrimonial, os dois partilharão da mesma rotina e dividirão muitos anos e momentos que serão únicos.
Durante a saga dos preparativos da festa de casamento muitos casais ficam desanimados quando se deparam com as dificuldades e com o alto giram gasto, pois os orçamentos em torno de valores altos, mas todo esse esforço é compensado nesse dia tão especial. Pensando nisso veja algumas dicas de como organizar uma festa de casamento sem desagradáveis surpresas.
- Data, Local e Horário
Os preparativos para festa de casamento devem começar no mínimo um ano de antecedência, para que não haja conflitos e imprevistos. Os primeiros itens da longa lista dos preparativos é definir a data, o local e o horário do evento, pois eles determinaram o estilo da celebração. Pode parecer até clichê, mas é de suma importância verificar se esses itens estão em sincronia com a celebração religiosa e civil.
O local da celebração tem de estar de acordo com a personalidade dos noivos e com o estilo de vida que eles pretendem assumir depois na vida de casados. E é necessário observar se o espaço escolhido comportará com conforto os convidados e oferecerá para o casal uma boa infra-estrutura para a festa, independente da época do ano realizada e do momento do dia ou da noite.
- Convidados, Convites e Lista de Presentes
A lista de convidados por muitos especialistas e profissionais do ramo de eventos é o item de maior importância na celebração do casamento, pois ele influenciará diretamente no orçamento final da festa. Fica a cargo somente dos noivos a decisão de quem vão convidar para partilhar esse momento tão especial. Se a pretensão do casal for não gastar muito, é conveniente diminuir o número de convidados, ou então que elabore uma lista com as pessoas com quem querem dividir a festa e analisar em seguida.
Depois de definida a lista é hora de escolher o modelo de convite e entregar com um prazo razoável de antecedência, esse junto com a lista de presentes para que os convidados possam ter tempo para se preparar. É aconselhável elaborar um roteiro dos presentes que o casal quer receber, pois fica mais fácil escolher algo que agrade os noivos e não corre o risco de ter vários presentes repetido. Especifique o tipo de traje da festa.
- Madrinhas, Trajes dos Noivos e Aliança
Para o posto de madrinhas e padrinhos escolha as pessoas mais especiais na vida do casal, para que apenas boas vibrações fluam na hora do enlace. É importante definir com eles o estilo da roupa e tocando nesse assunto, um dos momentos mais aguardados do casamento é o vestido da noiva, é importante escolher um modelo confortável e que valorize o que tem de mais bonito no seu corpo e que reflita o seu gosto pessoal.
A aliança também é algo importante, pois é o símbolo do juramento de fidelidade e de amor feito pelo casal, no entanto deve-se escolher uma aliança que sinalize isso e que não fuja do orçamento.
- A Festa: Tema, Decoração, Buffet e Lembrancinhas
Sendo o casamento um ritual onde duas pessoas se comprometem a conviver em harmonia e apenas uma vida, a temática da festa tem de estar de acordo com a personalidade do casal.
Decoração moderna, clássica, alternativa, fresh, campestre são tantas opções disponíveis basta apenas sintonia entre os futuros marido e mulher. Essa escolha irá interferir diretamente na decoração, Buffet, fotógrafo, na banda ou Dj. A decoração vem apenas complementar e tornar visível o tema da festa, fazendo com que os convidados venham interagir e perceber o conceito da celebração. O cardápio do Buffet também tem de estar em sintonia, mas é aconselhável que os pratos servidos sejam os preferidos dos noivos. Escolha uma empresa que possa fazer esses dois itens, isso ajudará e muito a “amenizar as preocupações”.
Como forma de agradecer a presença de quem compareceu ao casamento é de praxe oferecer para eles uma lembrança, um objeto, que juntamente com as fotos servirão de recordação desse momento tão especial. Ultimamente as lembranças mais comuns são os chinelos de dedos que são usados durante a festa para aliviar os pés dos convidados.
Chinelos de dedos como lembranças de casamento. Foto:Divulgação
- Fotógrafo e Banda ou Dj
A opção por um Dj ou por uma banda irá apenas depender do estilo do casal e do orçamento. Para eternizar esse momento tão especial escolha um fotógrafo ou um estúdio fotográfico que te ofereça uma boa cobertura, tanto das celebrações como da festa. Pesquise os trabalhos já realizados por eles e veja se o método e o padrão das fotografias estão de acordo com que desejam.
- Valsa e Lua de Mel
A valsa é uma das tradições mais significativa dos casamentos que ainda permanecem em voga, mas ultimamente muitos casais têm inovado nesse aspecto trazendo novas propostas de danças que envolvem até os padrinhos.
Como arremate final escolha um destino romântico para a Lua de Mel assim os mais novos marido e esposa possam desfrutar do início do casamento de maneira romântica.
Apesar de todo o sufoco e da verdadeira maratona que é organizar uma festa de casamento, desfrute de cada instante, dos preparativos e na hora da celebração irá ver que todo o esforço e sofrimento valeram a pena e curta o amor sem medo de ser feliz.
Fonte: http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~22947~n~como+organizar+uma+festa+de+casamento.htm
0 comentários:
Postar um comentário