segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cerimonialista: Ter ou não ter?

É inegável, que quem decide os detalhes do casamento é a noiva. Porém, nos dias de hoje as mulheres são tão atarefadas que às vezes, é difícil encontrar tempo até para organizar o próprio casamento. Por esses e outros motivos é cada vez mais comum as pessoas contratarem um cerimonialista para cuidar de todos os detalhes da festa. O sucesso dela pode depender principalmente da capacidade que esse profissional tem para desenvolver bons eventos. Só quem passou por um casamento sabe o quanto é difícil enfrentar a preparação do antes, durante e após a cerimônia e a festa. Portanto, aí está a importância de uma pessoa que cuide dos pequenos detalhes do evento, publicou o site Revista Palavra.

O que faz um cerimonialista?
Um (uma) cerimonialista é a pessoa responsável por planejar todos os detalhes do seu casamento, desde a cerimônia até a recepção. Cada um tem seu modo de trabalhar, mas a maioria começa fazendo um perfil dos noivos, para então ver quais profissionais se encaixam nas preferências do casal, levando em consideração o orçamento, o tipo de festa e outros detalhes que os noivos especifiquem.

Com base nas especificações do casal, a cerimonialista dará aos noivos uma lista com os fornecedores mais qualificados para realizar os serviços no dia da festa.

Começa aí o trabalho dos noivos de visitar, provar e analisar os orçamentos. Tudo isso, sempre que possível, acompanhados da cerimonialista, que os ajudará a fazer a melhor escolha.

Entre as atribuições da cerimonialista, as mais importantes estão em encomendar convites, escolher a igreja e o salão para a festa, marcar o salão de beleza, procurar roupas e trajes, contratar serviço de buffet, indicar os melhores fotógrafos, cinegrafistas, som e decoração… e muitos outros detalhes tão importantes quanto.

Uma grande vantagem de contratar os serviços de uma cerimonialista é que essa pessoa já está acostumada ao ambiente de casamentos, conhece vários fornecedores e já sabe com que antecedência deve-se contratar cada serviço. Por serem conhecidos nesse ramo, conseguem fazer reservas, conseguir descontos e condições de pagamentos diferenciados. É importante começar a trabalhar com antecedência porque a maior dificuldade desses profissionais é conseguir marcar a data que os noivos desejam com todos os fornecedores.

Dias antes do casamento
Poucos dias antes do casamento, a cerimonialista faz uma verificação completa, verifica com cada um dos profissionais, para que nada aconteça com atraso ou saia errado no dia da festa. Ela prepara um cronograma com todos os detalhes da festa, para ter certeza de que tudo fique como planejado.

No dia do casamento
No dia da festa, a cerimonialista é responsável por arrumar todos os detalhes que faltam, enquanto a noiva se prepara para a cerimônia. É a primeira a chegar e geralmente a última a sair, pois ela confere todos os detalhes planejados, como recepcionar os convidados, organizar a entrada do cortejo na cerimônia, ajudar a noiva na hora de entrar na igreja, arrumando o véu, o vestido e outros pequenos detalhes. Durante a festa é a pessoa responsável por coordenar as fotos com os parentes e padrinhos, acompanha o serviço do buffet e o andamento da festa, afinal os noivos devem estar despreocupados curtindo o grande dia.

Como contratar?
O trabalho de uma cerimonialista é bem demorado, ela vai te acompanhar durante todo o período de preparação do casamento, por isso atenção na hora de contratar alguém. Escolha uma pessoa com a qual você simpatize e lhe inspire confiança, afinal serão muitos encontros até o grande dia.

Contratar ou não uma cerimonialista é de livre escolha dos noivos, mas se eles optarem por fazer tudo sozinhos, vão levar muito mais tempo para preparar todos os detalhes da festa e, com certeza, será preciso também muita paciência para fazer visitas, degustações e analisar os orçamentos de cada fornecedor. Em geral os nomes mais conhecidos são os mais requisitados, se quiser garantir o serviço de algum profissional conhecido no seu casamento tem que correr.

Converse e conheça bem os tipos de contratos de cerimonial antes de contratar esse serviço, pois eles podem mudar de cerimonialista para cerimonialista. A diferença de preços também é bastante significativa, veja o que é melhor para seu caso.

No final, a grande vantagem de se contratar um serviço de cerimonial ou uma assessoria para seu evento, é a tranqüilidade que os noivos terão de que seu casamento está sendo bem vistoriado por uma equipe especializada. Não adianta achar que a sua mãe, tia, funcionários ou amigos irão se encarregar de fazer esse trabalho, porque, por mais boa vontade que eles tenham, sempre sobram preocupações para os anfitriões.

Tarefas como: acompanhar montagem da festa, checar a decoração, receber o buffet, conferir horários dos profissionais, entre outras, requer conhecimento e tempo, por isso somente um bom cerimonial é capaz de realizar tudo com perfeição.

Enfim, eles dão todo o conforto para que os noivos não se esqueçam de nada, e o principal, sem se preocuparem com nada.

Fonte: http://www.melhoramiga.com.br/2011/01/cerimonialista-ter-ou-nao-ter/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+melhor-amiga+%28Melhor+Amiga%29&utm_content=Twitter

0 comentários:

Postar um comentário