Na Europa, maio é o mês mais propício para a abertura das flores. E em outros tempos, era a época do primeiro banho do ano das mulheres, que aproveitavam e ficavam cheirosas para os futuros maridos. Por isso, o mês sempre foi considerado o mês das noivas. Do lado de cá do oceano, a tradição é outra.
Segundo os últimos dados do IBGE, setembro é o segundo mês que mais se casa no Brasil, principalmente por motivos econômicos. Só perde para dezembro, o mês campeão de celebração. Para os dois casos, a grande razão é econômica. Como setembro é baixa temporada de férias no Brasil e em muitos países, os pacotes de viagem têm preço inferior aos demais. Dezembro, por outro lado, é o mês economicamente mais rentável para a maioria dos brasileiros, com os abonos extras que os trabalhadores ganham no final do ano. O 13º salário é um alívio para quem está gastando muito com vestidos de noiva, decoração, festas e seria um complemento para a viagem de lua de mel.
Outro fator é o clima. Diferente da Europa, por aqui, o início da estação das flores é em setembro, que traz o romantismo perfeito para uma cerimônia inesquecível. O número de cerimônias realizadas no período da manhã também aumenta por conta do sol e das flores.
Outra curiosidade: agosto é, literalmente, o menos cogitado. De cada 100 cerimônias, apenas 4 são realizadas neste mês. Na Idade Média este era o mês do celibato, ou seja, do solteirismo. Era quase um pecado realizar casamentos neste período. Já a crendice popular diz que não traz boa sorte casar-se no “mês do cachorro louco”. E em Portugal dizem que “casar em agosto, dá desgosto”
E você, já escolheu a data do seu casamento?
Fonte: http://zankyou.terra.com.br/p/sera-que-maio-ainda-o-mes-das-noivas
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário