sexta-feira, 10 de julho de 2009

Combinar a roupa dos padrinhos garante harmonia no altar



http://www.noivaspb.com.br/materias.php?codigo=39&&pageNum_materias2=0

O nível de padronização depende da intimidade que os noivos têm com os casais, mas as madrinhas devem ficar mais à vontade

Aline Oliveira

Nove meses antes do casamento é o tempo ideal para fazer o convite formal para os casais que os noivos escolheram como padrinhos. Mas é depois disso, com os convites aceitos e da comemoração por terem sido eleitos para este papel tão especial, que surge na cabeça de padrinhos e madrinhas uma dúvida cruel: “com que roupa eu vou?” Os noivos até podem interferir nesta decisão, mas é preciso ter intimidade com os eleitos para isso. De qualquer forma, algumas dicas podem ajudar a resolver este problema e garantir uma harmonia estética no altar durante a celebração.

Como os trajes formais masculinos são, naturalmente, quase padronizados e muito mais simples, com os homens a solução também é fácil. Basta pedir que eles vistam ternos escuros – azul ou preto, você decide – e camisas brancas por baixo. A partir daí, os noivos podem sugerir a padronização da cor das gravatas, o que já é suficiente para garantir a almejada harmonia.

Uma solução possível é alugar apenas as gravatas iguais, que também podem ser compradas pelo noivo para presentear os padrinhos. O presente, além de padronizar, ainda é bastante delicado, uma forma de carinho. É preciso considerar também que a padronização deve se estender aos pais e, claro, ao noivo. E também é possível indicar uma loja de aluguel que tenha os modelos escolhidos, mas só se houver muita intimidade.

Já com as mulheres, a definição segue um caminho um pouco mais complicado, já que pouca gente ousa definir um mesmo modelo para todas as madrinhas. Além disso, interferir na escolha do traje de uma mulher é complicado porque isso deve levar em consideração gostos diferentes – e também os tipos físicos diferentes entre as eleitas.

Evitar repetir cores já ajuda
O que pode ser feito, pelo menos, é conversar sobre as cores escolhidas para evitar repetições na hora da cerimônia, uma iniciativa que pode partir da noiva, ou das próprias madrinhas, se elas tiverem proximidade suficiente para isso. De qualquer forma, as madrinhas devem saber de uma regra fundamental: elas são personagens importantes para a celebração e seu visual merece uma atenção a mais, um vestido mais trabalhado e penteado e maquiagem mais cuidadosos.
De acordo com os profissionais especializados em trajes para festa, alcançar algum tipo de padronização ajuda também no trabalho dos fotógrafos e da equipe do cerimonial, que nem sempre conhece os padrinhos, mas precisa se dirigir a eles para dar as instruções do ritual e colocar as lapelas nos ternos. Afinal, esta harmonia garante que os noivos terão fotos lindas.

A estrela é a noiva
Mesmo com todas estas recomendações para os noivos, é interessante também quando os padrinhos e madrinhas tomem a iniciativa de conversar sobre o assunto. A situação ideal é quando os casais se conhecem e podem combinar entre si seus trajes.

De qualquer forma, eles não podem esquecer um detalhe importante: a estrela da cerimônia é a noiva e, portanto, ninguém pode brilhar mais do que ela. Assim, o branco – ou qualquer cor que se aproxime dele, como os beges e pratas – são proibidos para madrinhas.

Outros detalhes a serem considerados por serem muito importantes são o horário e o estilo de casamento para ninguém destoar do ambiente – nem para sofisticado demais, nem para casual demais. E claro, o tipo físico da madrinha deve ser fundamental na hora de eleger o modelo, de forma a valorizar pontos fortes e disfarçar aqueles defeitinhos detestados.

0 comentários:

Postar um comentário