sexta-feira, 29 de maio de 2009


Vou casar!

Veja quantos

passos uma noiva tem

que dar até o altar

Tudo bem, foi-se o tempo em que esse era o único objetivo na vida de uma mulher. Mas quem não sonha casar que atire o primeiro punhado de arroz - ou que dispense um buquê de noiva. Seja no papel, de véu e grinalda, ou de um jeito mais prático e moderno, ocasamento ainda enche de dúvidas a cabeça de muita gente. Festão ou viagem? Lista de presentões ou presentinhos? Tudo isso em meio a todas as complicações da rotina...

Para quem dispensa as formalidades, casar pode ser um pouco mais simples. Afinal, sem as preocupações com festa ou reservas de igrejas ou casas de festas (um drama!), a atenção pode ser direcionada para o que mais ocupa o tempo - e a renda - dos novíssimos marido e mulher: montar a casa.

Depois de dois anos de namoro via ponte aérea, o publicitário Luiz Corrêa, de 32 anos, e a estudante de moda Luciana Azevedo, de 28, decidiram morar juntos depois que a moça conseguiu um emprego no Rio. Como levar eletrodomésticos e móveis? A solução de Luciana foi não levar.

O "vende-tudo", bem no estilo das garage sales americanas, é uma das soluções mais usadas pelos casais que vão na contramão da tradição e optam apenas por morar junto."Resolvi que iria me desfazer do que eu já tinha e comprar tudo novinho. Não valia a pena levar para São Paulo um fogão velho ou uma cama antiga, por exemplo. Fiz uma lista de tudo que eu queria vender, repassei para alguns amigos e, com a grana, comecei a equipar a casa nova", conta Luciana. "Luiz fez a mesma coisa com os eletrodomésticos antigos dele e com os móveis. Liberamos espaço no apê e partimos do zero, que é o que todo casal gostaria de fazer, né?", completa a moça. Vale lembrar que planejamento financeiro é fundamental: é sempre bom discutir a divisão das contas, seja das compras do mês ou da trinca luz-gás-telefone, antes até da mudança.

Para quem segue o caminho do altar, o planejamento é mais detalhado. Mas a atriz Marcela Nascimento, de 30 anos, teve que condensar um ano de preparativos em seis meses. Esse foi o tempo entre o dia em que ela conheceu o arquiteto João Roberto Souza, de 32, e o momento em que foi pedida em casamento e decidiu que queria uma cerimônia à moda antiga. Mas, em tempos de crise, foi preciso adequar as vontades do casal à realidade financeira. Em vez de uma festa para 300 convidados, apenas 120 amigos e parentes foram convocados para o evento, que também mudou de horário: passou para a parte da manhã. A recepção foi na casa dos pais do noivo, que tinha um jardim perfeito para a ocasião. Para completar, uma amiga com experiência em produção e organização de eventos fez as vezes de cerimonialista. "Não é porque queremos algo tradicional que precisamos gastar rios de dinheiro. Tentamos economizar ao máximo, mas sem perder de vista o que queríamos", explica Marcela.

A lista de presentes fundamentais - fogão, refrigerador, micro-ondas e lavadora - foi dividida entre os pais dos noivos. Com a cozinha equipada, os amigos ficaram à vontade para contribuir com quantas cotas quisessem para a lua-de-mel do casal: eles criaram um blog onde, além de reunir fotos e passar os dados da cerimônia, disponibilizaram uma conta bancária na qual cada um poderia fazer um depósito. As contribuições foram tantas que Marcela e João passaram uma semana passeando pela América Latina. "Há quem não goste desse esquema de conta bancária e cotas, mas eu prefiro que meus amigos saibam que cada momento da minha viagem teve um dedinho deles. Bem melhor do que olhar para uma panela e pensar em alguém, né?", diverte-se a moça.

Para montar a lista de presentes ideal, além de conseguir dicas sobre o bem-casado mais gostoso do momento, entre outros detalhezinhos, também vale cair na rede. Muitas noivas dividem sua experiência em blogs, sites e comunidades no Orkut. Uma das mais populares é a "Casar é fácil", com quase 15 mil membros. Tocada pela cerimonialista Emanuelle Missura, que lançou no ano passado o livro "Casar é muito fácil", ao lado de Luciana Bittencourt, a comunidade tem até sugestões de como negociar na hora de fechar os detalhes da cerimônia.

Outro blog bacana para as mais tradicionais é o "Casadinhos", com indicações de vestidos e afins. Mas tanto para as casadoiras convencionais ou modernas, vale conferir as dicas para cuidar da casa nova no site da Mabe. Lá, qualquer mulher vira multi, com sugestões de receitas a ensinamentos sobre finanças, e até ideias de como receber bem na casa nova.

Por Tatiana Contreiras • 13/05/2009

0 comentários:

Postar um comentário