terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Chique no casamento é a pontualidade

Os atrasos da chegada das noivas à igreja, principal motivo para os casamentos começarem bem depois do horário marcado no convite, já foram considerados “chiques”, mas hoje não há mais tolerância para este comportamento, que, além de deselegante, pode gerar transtornos para as igrejas e os convidados.

Em Brasília, para evitar os abusos, a igreja católica decidiu multar os casais em até R$ 750, caso a cerimônia atrase mais de 15 minutos. Em Uberlândia, segundo o bispo diocesano dom Paulo Francisco Machado, não há esta punição, mas as demoras exageradas devem ser evitadas. Segundo o bispo, os padres auxiliam os noivos a respeitarem a hora marcada. “Os atrasos fazem parte da nossa cultura, mas não pode exceder o limite. É uma falta de respeito”, afirmou o bispo.

Se a multa valesse na cidade, o casal de publicitários Daniel Labanca e Maryely Eliacino teria sido punido. No casamento deles, o atraso foi de 35 minutos, devido a problemas com familiares. “Estava tudo saindo como planejado, até que recebo uma ligação dizendo que ninguém da minha família estava na igreja. Algumas madrinhas se atrasaram no salão e depois se perderam no caminho da igreja”, disse Maryely.

Para Daniel Labanca, a cobrança de multa é justa e se tivesse de pagar pelo atraso, pagaria sem problemas. “Tudo que atrasa é péssimo para quem fica esperando. Ninguém tem culpa da falta de planejamento dos outros.”

Noivas se planejam para o dia

A turismóloga Daniela Fidelis vai se casar em dezembro deste ano e já se planeja para não atrasar a cerimônia. Segundo ela, os atrasos em compromissos são recorrentes, por isso iniciou cedo os preparativos. “Sempre chego atrasada nos lugares, mas neste dia espero que tudo dê certo para estar na igreja no horário marcado”, disse.

Quem também vai se casar e não acha “bonito” atraso de mais de 10 minutos é a esteticista Káren Cristine de Carvalho. “É falta de respeito. Já avisei todos os padrinhos para estarem alguns minutos antes na igreja. É um dia único, quero que tudo esteja de acordo com o que planejei.”

Para as noivas que pretendem seguir o exemplo destas duas, segundo a cerimonialista Rosângela Guedes, é preciso se organizar. Rosângela ressalta que cuidar de todos os preparativos com antecedência é um bom começo para que tudo ocorra como o planejado (leia nesta página). “A noiva precisa ter tudo pronto pelo menos dois meses antes da cerimônia.”

Assunto é abordado em cursos

Durante os cursos de preparação para o matrimônio, realizados pela Igreja Católica meses antes do casamento, segundo o bispo diocesano dom Paulo Francisco Machado, são abordados diversos temas, dentre eles a cerimônia e os atrasos excessivos. Para o padre Marcelo Angello, um casamento que começa com excessos, principalmente no atraso, já inicia de forma equivocada. “Uma pessoa que quer um compromisso sério não pensa somente no glamour da cerimônia, também respeita os convidados. Trabalhamos muito esta questão da conscientização, para que os noivos não cometam esse tipo de erro”, disse.

Há 10 anos, segundo padre Marcelo, os casamentos eram realizados a cada 30 minutos, mas devido aos atrasos e para que a cerimônia seja realizada com mais tranquilidade o agendamento é feito de hora em hora.

Na avaliação do padre Itamar de Almeida Machado, imprevistos acontecem e nestes casos devem ser respeitados, mas já aconteceu de uma noiva atrasar mais de 50 minutos e a celebração teve de ser reduzida. “Nós tivemos de acelerar a cerimônia e o sermão, devido ao tempo. Se ela chega mais cedo tem tempo de realizar com mais calma”, disse.

Fonte: Correio de Uberlândia

0 comentários:

Postar um comentário