terça-feira, 1 de março de 2011

A onda dos doces gourmets - Whoopie!

À primeira vista parece um biscoito recheado, mas sua textura é mais macia, como um bolo. A aparência lembra um macaron, que já apresentei aqui, mas é mais generoso em recheio e sua receita nasceu do outro lado do oceano Atlântico, nos Estados Unidos. Lembra um pouco um bem-casado, clássico doce das festas de casamento, mas em nada se compara, especialmente pela aparência criativa e seus múltiplos sabores.
Originalmente, a receita vem da região da Pensilvânia, nos Estados Unidos. As mães, ao prepararem os bolinhos para o lanche dos filhos, colocavam a mesma massa também por cima para que o recheio não espalhasse. A receita que por muito tempo ficou restrita às famílias foi redescoberta em 2009 e passou a ganhar adeptos não só nas principais cidades americanas, mas em todo o mundo.

O nome logo remete a felicidade, um grito de alegria e festa, especialmente das crianças quando encontravam o doce em suas lancheiras. Whoopie! Por todos estes atributos o ‘biscoitão recheado’ tem tudo para ser o grande sucesso entre os docinhos da moda no Brasil.

Os whoopie pies são compostos de duas massas redondas e macias recheadas com creme, uma combinação que lembra um sanduíche de bolo. Os mais tradicionais são feitos de chocolate e marshmallow, mas por aqui a criatividade já começa a brincar com os sabores: brigadeiro, doce de leite, paçoca, praliné, chá verde… E certamente está lista deve aumentar em sabores regionais.

Em São Paulo, a La Vie en Douce, comandada por Carole Crema, a mesma dos cupcakes, é a pioneira no preparo dos alegres docinhos. Carole que conheceu o doce em Boston, trouxe vários livros na mala e desenvolveu um método próprio de preparo para seus whoopies.
Há até quem diga que os whoopies vão decretar o fim dos cupcakes, como decreta o jornal britânico The Times: “O cupcake está morto. Longa vida ao whoopie”. De certo, por aqui, o whoopie chega para, lado a lado com os cupcakes, engrossar o coro dos doceiros de plantão por mais novidades açucaradas.

Fonte: http://oentregador.wordpress.com/2010/12/17/a-onda-dos-doces-gourmets-%E2%80%93-final-%E2%80%93-whoopie/

0 comentários:

Postar um comentário